EnglishEspañolPortuguês

Cadela pit bull estéril adota e amamenta filhotes de gata no Piauí

30 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal
Foto: Andrei Chaves/arquivo pessoal

Há três semanas o empresário Andrei Chaves se viu diante de uma situação inusitada dentro de sua casa em Parnaíba, no Litoral do Piauí. A sua cadela Mala, de 6 anos, estéril e da raça pit bull, adotou dois filhotes de gato que foram encontrados em um terreno baldio.

Segundo Andrei, quando aconteceu a primeira aproximação entre a cadela e os recém-nascidos, a primeira impressão foi de que Mala machucaria os pequenos gatos, mas logo o que poderia ser uma convivência perigosa se tornou uma relação de afeto inesperada.

“Eu nunca tinha visto isso e fiquei com um pouco de medo da reação da Mala, mesmo sabendo que minha cadela é super dócil. Entretanto, me surpreendi porque ela recebeu muito bem os novos moradores. Assim que trouxe os gatinhos para casa, a Mala começou a lambê-los, então eu pegava eles e os levava para outro local, mas ela os seguia. Até que um dia, os gatinhos se aproximaram e ela começou a amamentar”, comentou Andrei.

Para o empresário, a reação de Mala se deu porque ela teve apenas duas gestações e na terceira precisou retirar o útero. Além disso, a cadela perdeu o companheiro.“Há três anos tivemos que retirar o útero dela por conta de uma gestação mal sucedida, a Mala perdeu os filhotes e tivemos que fazer a retirada do útero dela. Além disso, ela perdeu o companheiro há dois meses, que também era da raça pit bull. Depois disso ficou sozinha e por isso adotou os gatinhos”, disse.

O empresário considera a cadela como um membro da família, além disso, ele acredita que os cachorros também sentem solidão. Ele lembrou do comportamento de Mala quando Quias, seu companheiro, faleceu. “A Mala ficava rondando a casa procurando por ele, depois ela começou a cheirar o local onde ele foi enterrado porque fizemos o buraco no quintal. Durante alguns dias ele dormiu em cima do túmulo como se sentisse que ele estava ali”.

Para a médica veterinária Geisa Queiroz, o comportamento de Mala é normal e se deve a uma possível gravidez psicológica. “É comum acontecer este tipo de situação. A cadela pode ter tido uma pseudo gestação devido aos estímulos visuais gerados ao ver os filhotes da gata no momento em que eles estão mamando nela. Estes estímulos acabam levando à produção dos hormônios responsáveis pela produção de leite”, explicou.

Fonte: G1

 

Você viu?

Ir para o topo