EnglishEspañolPortuguês

Após pressão de ativistas, bois não participarão de desfile em São Roque (SP)

30 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
arroças de boi eram usadas há mais de 100 anos no desfile Arquivo/São Roque Notícias/Cortesia
Carroças de boi eram usadas há mais de 100 anos no desfile
Arquivo/São Roque Notícias/Cortesia

Com receio de protestos de ativistas, a organização do desfile “Entrada dos Carros de Lenha”, atração marcada para o dia 3 de agosto e que faz parte da agenda comemorativa do aniversário de São Roque (que ocorre no dia 16) decidiu não usar bois no tradicional evento. Conforme o aposentado Ezio Marchi, um dos organizadores, a atividade está confirmada, mas sem os animais.

Esta será a primeira vez na história da cidade que animais não participarão do evento, informou nota da assessoria de imprensa da Prefeitura. “Preferimos usar de cautela e evitar contratempos, mas a festa vai acontecer sem os animais e será maravilhosa como tem sido”, disse ontem o organizador ao Cruzeiro do Sul.

Um manifesto na internet denominado “Não queremos a Entrada” somado a pressões e até ameaças telefônicas aos participantes orientou a decisão. Marchi reconheceu algumas das pessoas que fizeram postagens na página aberta na rede social Facebook como participantes da invasão do Instituto Royal no ano passado, quando foram resgatados cães da raça Beagle. Segundo ele, o grupo estaria disposto a intervir na apresentação. O organizador, porém, desconhece que alguém tenha sido ameaçado.

O desfile reuniria quase uma centena de bois, boa parte deles procedente de Minas Gerais. Ezio Marchi garante que os animais não sofrem maus-tratos. “Ao contrário; ficam em pasto e recebem cuidados. Tudo é feito para preservar a integridade. Os bois só cobrem um trajeto em respeito ao simbolismo dessa festa que data de 1880”.

Até o dia 16 de agosto, data do aniversário de fundação do município, a programação alusiva à data deverá ser assistida por um público estimado em 300 mil pessoas. Somente no domingo, quando acontece o desfile, são esperadas 10 mil. Marchi disse que a mudança não deverá causar prejuízos ao evento.

A organização da festa chegou a protocolar oficialmente o pedido da liberação dos animais para o desfile na Diretoria Regional da Secretaria Estadual da Agricultura com sede em Sorocaba. O documento foi recebido e os bois liberados. Mesmo assim, devido às manifestações e para evitar possível tumulto, o formato da atividade foi alterado.

Fonte: Cruzeiro do Sul

Você viu?

Ir para o topo