EnglishEspañolPortuguês

Arraial ecológico mostra aos alunos importância dos cuidados com animais e plantas

30 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro Municipal de Educação Infantil Planalto Uruguai realizou seu tradicional arraiá abordando a sustentabilidade. O CMEI atende a 173 alunos, do maternal ao 2º período, e fica localizado no Conjunto Planalto Uruguai, Vale Quem Tem, Zona Leste de Teresina.
Com o tema “Arraiá do Meio Ambiente” a escola realizou intervenções junto à criançada em prol da conscientização dos cuidados e preservação que se deve ter com o meio ambiente, animais e plantas.
“Trabalhamos com o projeto COM-VIDA Escola Sustentável e resolvemos realizar um estudo em que o principal objetivo é conscientizar as crianças da importância da reciclagem e dos males ocasionados pelo desperdício e poluição. Juntamos com a tradicional festa junina usando algumas das apresentações para mostrar que não devemos prender os animais com a interpretação da dança “Sabiá lá na gaiola”, realizamos uma saudação à natureza com a tradicional dança do “Boi do Piauí” e um pedido de socorro para o planeta terra com a apresentação do “Xote Ecológico”. Unimos a tradição junina com a preservação ambiental”, explica Arlane Barbosa, diretora do CMEI.
A festa contou com a participação da cantora Francis Morena, que cantou e encantou os presentes. Os alunos realizaram apresentações interpretando as músicas Quebradinho, Tum-Tum e Menina Faceira.
Lorrana Santos Silva, aluna do 2º período, conta que após os estudos realizados ficou mais fácil entender porque é importante cuidar do meio ambiente. “Aprendi muitas coisas legais, por exemplo, que não podemos deixar a torneira aberta, nem jogar lixo na rua, que devemos cuidar das plantinhas e dos bichinhos. Aprendi também da tradição das festas juninas, as comidas, as danças. Eu gostei muito”, diz a aluna.
O arraiá do CMEI Planalto Uruguai foi ecológico e solidário, pois além de mostrar para todos que participaram da importância dos cuidados com a natureza, toda a verba arrecadada com a venda das comidas típicas será revertida para a compra de um parquinho para o pátio da escola.
“Agradeço a colaboração da comunidade e o empenho de toda equipe escolar, professores, zeladores e agentes de portaria, que contribuíram para a realização desse lindo evento”, finaliza Arlane.
Fonte: Prefeitura de Teresina

Você viu?

Ir para o topo