EnglishEspañolPortuguês

Leões estão desaparecendo da natureza e podem ser extintos

30 de maio de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Arturo de Frias/Shutterstock
Foto: Arturo de Frias/Shutterstock

Os leões estão entre os animais mais emblemáticos do planeta. Eles desempenham papéis de protagonismo na arte de centenas de culturas, na literatura – de livros de história a contos de fadas e são, também, uma das espécies que os turistas mais desejam avistar quando visitam o continente africano.
No entanto, eles estão se esvaindo da natureza a uma taxa espantosamente rápida. As informações são do Mother Nature Network.
De acordo com a organização Panthera, os leões desapareceram em 80% de sua escala histórica devido à perda de habitat, caça, matanças retaliatórias por criadores pecuaristas, falta de presas por causa de desequilíbrio de ecossistemas e outros fatores. “Há cerca de um século atrás, havia um número aproximado de 200.000 leões vivendo na natureza da África. Atualmente, as pesquisas mais recentes estimam que haja menos de 30.000 leões naquele meio selvagem”.
Algumas estimativas são ainda menores, colocando as populações de leões selvagens em 20.000 indivíduos.
Embora os leões ocupem um grande espaço na conscientização humana por todo o planeta, há um risco da espécie desaparecer inteiramente dos campos por onde andam. Esse fato surpreende a muitas pessoas, incluindo as que os amam. Eles são parte de um ecossistema muito maior, no qual os humanos têm um papel significativo. Esse papel pode ser alterado para um ambiente que cria estratégias para coexistir e proteger esses animais importantes e magníficos.
Para saber mais sobre a preservação dos leões e como ajudar, visite os sites das organizações Panthera, Ewaso Lions e Niassa Carnivore Project.

Você viu?

Ir para o topo