EnglishEspañolPortuguês

Cão "Amigo" recebe homenagem em Santa Maria (RS)

30 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Mariana Fontana / Agência RBS
Foto: Mariana Fontana / Agência RBS

A manhã deste domingo foi marcada por uma homenagem um tanto diferente, em Santa Maria. Amigo, um cão comunitário que, por 20 anos, viveu perambulando pelas ruas da cidade, agora está eternizado na praça onde viveu por mais tempo. Uma placa em um pedestal foi inaugurada na Praça dos Bombeiros, para homenageá-lo.
A ideia foi da ONG Amigos dos Animais, com apoio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). De acordo com Mirna Adriana Jorge, voluntária na ONG, o objetivo da homenagem é mostrar que um cão pode viver em liberdade e ser bem tratado:
— A placa é uma homenagem ao Amigo, mas também à todas as pessoas que se dedicaram a ele, que deram carinho, alimentos e assistência ao cão.
A inauguração reuniu dezenas de famílias. Muitas, conhecidas de Amigo, que morreu em 2014, e que é considerado o cão comunitário mais antigo de Santa Maria.
— Cada um ajudou de uma maneira, com comida, água, o que fosse. Acho a homenagem muito importante para valorizar a amizade que a gente tem com os animais — relata a professora Anelise Boelhouwer Toniolo, 46 anos, que levou quatro dos seus cinco cães para a solenidade.
A aposentada Vera Mary de Resende, 75 anos, é uma das protetoras de animais mais antiga da cidade. Ela também esteve na cerimônia e destacou a importante relação entre os animais e os humanos:
— Eu acompanhei todo o tempo que o Amigo viveu na cidade e a aproximação dele com as pessoas era algo muito bonito. É tão bom ver esse carinho e companheirismo.
Fonte: Diário de Santa Maria

Você viu?

Ir para o topo