EnglishEspañolPortuguês

Nike usa couro de canguru e de cabra na fabricação de chuteiras

30 de março de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Ana Rita Negrini Hermes (da Redação)

cangoru
(Foto: Camillo Bachelmeier/Getty Images)

A cara e onipresente campanha publicitária da Nike diz ao público que ela realmente se preocupa com conforto e desempenho atléticos. Mas a empresa pode ter que fazer sacrifícios nas áreas de “tração” e “toque suave” se uma nova campanha de ativistas for bem-sucedida: A companhia está sofrendo críticas pesadas por usar couro de canguru em algumas de suas chuteiras. As informações são do Take Part.

A descrição do produto no site elogia o “couro flexível de canguru e de cabra” com que ele é feito. A tração de alto desempenho resultante, de acordo com a Nike, “ajuda você a acelerar e a correr rapidamente em múltiplas superfícies.”

Ativistas dos direitos animais criticaram o uso do couro de cangurus e de cabras e uma família em Portland, Oregon, quer que a produção pare. “Toda nossa família ama futebol”, escreveu a família Fish na página da petição. “Nós também amamos animais e é por isto que achamos doloroso e triste imaginar matar até mesmo um único canguru para fazer um tênis.” Quase 300 mil apoiadores já assinaram a petição até agora.

Produto da Nike feito com couro de canguru e de cabra
Produto da Nike feito com couro de canguru e de cabra

A pele de canguru é conhecida como um dos couros mais leves e mais fortes disponíveis e a Austrália fatura $33 milhões com sua exportação, todos os anos. Os métodos de matança dos caçadores é extremamente cruel: O código da prática no país diz que se uma fêmea assassinada tiver um filhote em sua bolsa, o filhote também deve ser “morto imediatamente, por decapitação ou por um golpe pesado no crânio para destruir o cérebro, ou por tiro.”

O uso de qualquer produto de origem animal levanta questões éticas. Comer carne não é mais necessário para o sustento humano do que é o uso de calçados adequados durante atividades atléticas. Além disso, os amantes de cangurus deveriam aumentar sua compaixão para todos os seres vivos, como as vacas (e as cabras), por exemplo, também exploradas nessa indústria.

O jogador de futebol David Beckham parou de usar chuteiras de couro de canguru em 2006 depois que um grupo de lobistas enviou a ele um vídeo com os filhotes de canguru sendo violentamente puxados de dentro de suas mães durante a caça anual de cangurus na Austrália. A Adidas concordou em parar de usar o couro em 2012.

Assine a petição contra o uso do couro de canguru pela Nike.

Você viu?

Ir para o topo