ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

DIREITOS DOS GRANDES PRIMATAS - PEDRO A. YNTERIAN

70 milhões de razões

30 de janeiro de 2013 às 18:20

Por Dr. Pedro Ynterian – Presidente Projeto GAP Internacional

Foto: Houston Press News

O NIH (Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos) paga a centros de tortura que hospedam os chimpanzés – que pertencem ao Governo Federal – 56 dólares por dia, por primata. Em nosso Santuário de Sorocaba, em condições muito melhores de tratamento e alimentação que os centros de tortura Norte-Americanos, cada primata nos custa 10 dólares por dia. Em nosso Santuário podemos calcular precisamente os custos, já que não tem mordomia, nem super faturamento de nada. E como cada centavo vem do nosso bolso, não do dinheiro público, o controlamos com muito cuidado.

Quinhentos chimpanzés a 56 dólares diários resultam um total de 40 milhões de dólares após 4 anos. Talvez esses números nos permitam entender o porquê da estapafúrdia decisão do NIH, anunciada aos quatro ventos, de que iria aposentar todos os chimpanzés de propriedade do Governo Norte-Americano num prazo de 4 a 5 anos.

Além dos possíveis 500 chimpanzés que seriam talvez aposentados após quatro anos, um grupo de 50, estes a um custo de mais de 1 milhão de dólares anuais, seriam deixados de reserva para qualquer emergência.

Na realidade, o que o NIH tem feito ao longo dos anos é ganhar tempo para faturar milhões de dólares, que vão sendo terceirizados aos Centros de Tortura que hospedam aqueles infelizes.

Esta atitude do NIH deve ser desmascarada, já que sabendo que os chimpanzés são inúteis na pesquisa médica, montaram todo um processo para chegar a essa conclusão que demorou mais de dois anos para ser concluído. Nesses dois anos, outros 20 milhões de dólares em diárias foram “torrados” na terceirização da hospedagem.

No lugar de aposentá-los de imediato e destinar o dinheiro da hospedagem para ampliar o Santuário federal CHIMP HAVEN – que, com menos de 10 milhões de dólares, poderia ser remodelado para receber todos os chimpanzés que hoje estão nas mãos do NIH – , monta um processo de aposentadoria, que vai terminar durando 7 anos e que vai custar ao Tesouro Norte-Americano 70 milhões de dólares – sem nenhum benefício para ninguém, exceto para os que montaram este negócio, que já se estende há quase 30 anos.

Os 70 milhões de dólares dilapidados nos últimos dois anos e nos próximos cinco são a verdadeira razão na qual o NIH fundamenta sua conduta no tratamento dos grandes primatas. O instituto inclusive criou a espécie chimpanzé Norte-Americano, para burlar a legislação de espécies ameaçadas.

O negócio dos grandes primatas está acabando para o NIH e seus sócios, porém milhares de outros primatas menores continuam enriquecendo um punhado de pessoas e instituições, sem que ninguém se importe com isso.

Porem, nós sim nos importamos, e todo esse negócio vil e imoral de tortura de primatas com fins científicos vai ter que terminar. E aqueles que o sustentam devem ser castigados por crime contra a humanidade!

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Edgard Scandurra

edgard

Eu acho que uma iniciativa como a ANDA é muito importante. Entre tantas coisas por trazer para sociedade as informações

Edgard Scandurra
Músico

Músico

Karina Howlett

karina

Os animais são seres completamente indefesos e a única voz que eles têm é a nossa. A ajuda de cada um de nós, por menor

Karina Howlett
Jornalista

Jornalista

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: