EnglishEspañolPortuguês

Guerreiro, o cão abandonado

29 de setembro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Os protetores da SUPRA (Associação Uberabense de Proteção aos Animais) vem denunciando a mais de um ano as autoridades locais, sobre o abandono criminoso de animais na cidade de Uberaba (MG). Os casos de abandono e de maus-tratos estão chocando a população local. Pois a cada dia a ONG se depara com cenas terríveis de abandono onde muitos animais estão sendo encontrados em situações desesperadoras.

Apesar da aprovação de duas Leis Mineiras de proteção aos animais sancionadas este ano, ( Lei n° 21.970/16 e 22.231/16) a situação de maus-tratos continua sem que se faça justiça.

Todas as denuncias feitas pela ONG até agora, os culpados não foram punidos, mesmo sabendo quem são os criminosos. O que está deixando a população mais indignada é que os culpados já estão novamente com outros animais fazendo o que sabem fazer de melhor: maltratá-los.

Somente na semana passada foram resgatados dois cavalos muito feridos e mais de cinco cães. Todos debilitados e com sinais visíveis de maus-tratos. Há mais de 05 denúncias feitas nos últimos dez dias contra carroceiros e até agora os animais ainda estão sendo escravizados e puxando carroças superlotadas e ainda sendo chicoteados (há lei na cidade que proibi o uso do chicote) o que é proibido por lei.

A ONG e outros grupos de proteção independentes estão sem apoio dos órgão públicos pois, não há um canil, gatil e abrigo de proteção para animais de grande porte. E para piorar a situação, a justiça é muito lenta e muitos animais estão morrendo nas mãos dos criminosos.

Mais um resgate chocante, o cão que passou a se chamar Guerreiro foi encontrado abandonado no meio de um matagal próximo a uma rodovia vicinal. Testemunhas disseram ter visto um carro saindo em alta velocidade do local e logo depois passaram a ouvir choro fraco de um cão. Como o local é de difícil acesso, o animal ficou sem assistência por várias horas até que na noite, foi encontrado e levado imediatamente para clinica veterinária.

Divulgação
Divulgação

O animal é um cão idoso e provavelmente está doente a bastante tempo. Guerreiro está com miíase em vários locais do corpo mas, a feridas piores estão no focinho, na boca e nos olhos. A sua situação é desesperadora e os veterinários estão fazendo de tudo para salvá-lo.

Infelizmente Guerreiro foi salvo porque um cidadão de bom coração comunicou a SUPRA sobre esse abandono. Infelizmente, quantos “Guerreiros” devem estar nas mesmas situações e que morrerão sem ter a chance de serem resgatados?

Não adiante ter leis de proteção aos animais se na prática elas não são cumprida. Também não adianta ter polícia ambiental se quando precisamos dela não pode atender porque está em outra denúncia mais importante. Será que a vida dos animais não tem importância alguma? Esperamos que o culpado deste crime e de outros que já foram denunciados sejam punidos.

Guerreiro está recebendo toda assistência e tão logo tiver alta será adotado, por uma família que dará muito amor e carinho.

Divulgação
Divulgação

Você viu?

Ir para o topo