EnglishEspañolPortuguês

Tutor podem ajudar o cão a se adaptar com a chegada de uma criança

30 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Criança brinca com cão
Criança brinca com cão

Tutelar um animal doméstico exige vários cuidados, como alimentá-lo corretamente, higienizá-lo, levá-lo ao veterinário e etc. Mas, essa rotina – que dá para ser classificada como intensa – pode ser prejudicada com a chegada de uma criança. Embora seja repensada, a rotina não é a principal preocupação, mas sim como o animal vai reagir com a chegada de um novo membro e quais devem ser os limites dessa interação. O veterinário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro, tira as principais dúvidas sobre o assunto, que podem ajudar os tutores, para evitar a tomada de atitudes desesperadas.
“Quando a família descobre a gravidez, os tutores podem tomar atitudes equivocadas em relação ao cão” comenta Macellaro, que complementa “além de causar traumas irreversíveis ao animal, algumas atitudes costumam ser covardes, já que o animal não tem como se defender e nem direito de escolha” referindo-se a abandonos.
Prepare o ambiente
Logo após a notícia da gravidez, imediatamente são feitos todos os preparos para que a criança seja recebida da melhor forma possível. “Com o cão não é diferente. Os tutores podem preparar o animal nos meses que precedem a chegada do novo membro. Mas esse deve ser um processo gradual, para que o animal assimile a informação” aconselha o veterinário. Como isso pode ser feito?
– Novos cheiros, sons, palavras e horários farão parte da rotina do cão. Nesse caso, Macellaro aconselha que “o treinamento seja dado a partir do primeiro mês de gravidez, para que o cão vá pegando o jeito, sem estresses”.
– Brinquedos e até alguns itens de higiene do bebê podem ser apresentados ao animal. “Os tutores não precisam ter receio de fazer o cão cheirar as roupinhas e o perfume que a criança vai usar. Isso ajuda, e muito, para que o animal assimile o cheiro ao bebê” explica o profissional.
– “Simule a presença da criança com bonecas. Aos poucos, os tutores podem se surpreender com a aceitação do animal” declara Macellaro, que indica gratificar o animal com petiscos sempre que ele expressar atitudes bondosas e educadas.
– Evite irritar o cão por fazê-lo pensar que está perdendo espaço, principalmente se ele vai precisar ter acesso restrito em áreas da casa que antes eram liberadas. “Isso pode levá-lo a ter sentimentos extremos como agressividade, por ver a criança como ameaça, ou depressão” declara o veterinário.
Se essa transição de fase for realizada de forma saudável e respeitando os limites de ambas as partes, pode ser criado um vínculo natural, em que o cãozinho protegerá a criança como um filhote. “Apenas não aconselho os donos deixarem o cão sozinho com a criança, pois o animal pode estranhar alguma atitude do bebê e ter um comportamento inesperado” finaliza Macellaro.
Fonte: Itu

Você viu?

Ir para o topo