EnglishEspañolPortuguês

Campanha antirrábica imuniza mais de 48 mil animais em Uberaba (MG)

30 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

vacinacaoantirrabica
Foto: Divulgação

Mais de 48 mil animais foram vacinados em Uberaba(MG) na campanha antirrábica que terminou na última quinta-feira (27). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 47.026 animais vacinados no município foi superada. Os agentes do Zoonoses imunizaram 1.705 animais a mais do que foi exigido. O resultado positivo, segundo o diretor do Departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, se deve ao trabalho realizado na busca destes animais e, principalmente, dos plantões de fim de semana.
Conforme os dados repassados na zona urbana e rural foram vacinados 43.844 cães, a meta era de 43.039, portanto 1,87% a mais do estipulado. Quanto aos gatos, foram imunizados 4.887, a meta era de 3.987, sendo assim 22,57% a mais do previsto. “O resultado foi ótimo, batemos as duas metas, e isso foi por conta do trabalho desenvolvido, além dos pontos fixos, e o mutirão, também tivemos este ano o plantão no departamento. Essa opção de vacinação nos fins de semana facilitou bastante”, explica.
De acordo com Antônio Carlos, a vacinação de animais é diferente das campanhas providas para as pessoas. Não é fácil o acesso ao público alvo, nem todos levam o animal para vacinar e quando os agentes vão até os bairros, nem sempre encontram as pessoas em casa. “Na primeira etapa, dos pontos nos bairros, não conseguimos bater a meta, e estamos conscientes disso. Depois partimos para os mutirões nas ruas, uma ação muito bem aceita. Enfim, o trabalho que desenvolvemos esse ano foi positivo, não houve incidentes, e a população nos recebeu de forma tranquila”, afirma.
Com o fim da campanha, segundo o diretor, será feito um estudo do resultado, avaliando todos os bairros, para o planejamento da campanha do ano que vem. “Inclusive já temos uma proposta que será apresentada ao secretário para campanha do próximo ano, e vai facilitar ainda mais o acesso das pessoas à vacinação. A ideia partiu dos trabalhadores do Zoonoses, para que a vacinação também possa ser realizada no período da noite”, revela o diretor.
Fonte: JM Online

Você viu?

Ir para o topo