EnglishEspañolPortuguês

Festival de Porcos do Canadá é condenado por defensores dos direitos animais

29 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Mariana Bettiol (da Redação)

Foto: CBC
Foto: CBC

O festival de Sainte-Perpétue aconteceu no primeiro final de semana de agosto, em meio a muitas acusações por parte dos defensores dos direitos animais. Dois principais eventos que acontecem na cidade são alvos das críticas: a corrida de javalis e a luta com os porcos. Os competidores são colocados em um ringue de lama com um porco e têm 90 segundos para tentar e capturar o animal e colocá-lo em um tambor. Os defensores, incluindo o ex-jogador do Montreal Canadiens, George Laraque, chamam esse evento de cruel. As informações são do CBC News.

Mais de 20.000 pessoas assinaram a petição online pedindo o fim da luta com os porcos. A petição diz que os animais usados nesse evento correm o risco de serem machucados pelos participantes, que se jogam em cima dos porcos, a fim de capturá-los.

Foto: CBC
Foto: CBC

“Ao impor estresse e medo aos animais por diversão, os organizadores ensinam aos participantes e à platéia de jovens e adultos, que animais, mesmo sendo inteligentes e sensíveis como são, podem ser usados pelos humanos sem medir as conseqüências que isso possa causá-los – uma mensagem perturbadora que não deveria ter lugar no século XXI” – diz a petição. A porta-voz da Humane Society International Canada, Sayara Thurston, disse à CBC News que porcos são animais sensíveis e inteligentes e que a luta que eles travam nessa “brincadeira”, colocam-nos em grande estresse.

“São eventos em que os porcos são forçados a correr das perseguições e depois serem jogados em um tambor ao som de uma platéia barulhenta”, diz Sayara. Em resposta às críticas, a cidade decidiu colocar placas de aviso em volta do lugar onde as lutas acontecem, avisando que protestos não serão tolerados. Organizadores defendem a competição

Os organizadores dizem que o evento é supervisionado por veterinários e não há razão para se preocupar. “Há um veterinário no local que cuida e assiste aos animais na lama para garantir que eles estejam em perfeitas condições e que não sejam machucados”, diz Laurin Gaulin. O evento de 5 dias, atrai por volta de 35.000 visitantes.

Residentes da cidade de Sainte-Perpétue disseram a CBC News que eles não estão preocupados com as críticas. Dizem que o festival é bom para os negócios e de acordo com os organizadores, o festival dos porcos gera em torno de $4 milhões para a economia local, que conta com menos de 1.000 habitantes.

Você viu?

Ir para o topo