EnglishEspañolPortuguês

Governo sul-africano confisca dinheiro obtido através de comércio de rinocerontes

30 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Suprema Corte da província sul-africana de KwaZulu-Natal concedeu uma liminar confiscando 68 mil randes (cerca de 5360 dólares) obtidos através de comércio de rinocerontes, segundo informações do News 24. Sob a Lei de Prevenção ao Crime Organizado (Poca), o montante passará ao Estado, de acordo com decisão recente da juíza Yvonne Mbatha.
Documentos trazidos à corte mostram que o caso envolve dois chifres de rinoceronte, equipados com microchips, que foram vendidos a compradores chineses numa operação secreta, que contou com o auxílio da agência de conservação Ezemvelo KZN Wildlife, do governo sul-africano.
A transação teria acontecido em janeiro de 2010, na cidade de Johannesburgo. Afirma-se que os compradores chineses têm vínculos com a máfia de seu país.
As duas pessoas que venderam os chifres aos chineses estão presas na cidade de Pinetown e aguardam julgamento.
A operação teria sido iniciada quando um caçador profissional acionou a polícia, após ter sido contatado pelos dois indivíduos, que buscavam chifres de rinoceronte para fornecer aos chineses.
O caçador foi recrutado pela polícia como agente e forneceu aos traficantes os chifres equipados com microchips, o que permitiu a identificação dos criminosos.
Os compradores pagaram um total de 68 mil randes pelos dois chifres, quantia agora confiscada e em poder da província de KwaZulu-Natal.

Você viu?

Ir para o topo