EnglishEspañolPortuguês

Cães adultos são preteridos na hora da adoção em Uberlândia (MG)

29 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Alguns dos cães sobre os cuidados da APA (Foto: Mariely Dalmônica / Arquivo Pessoal)
Alguns dos cães sobre os cuidados da APA
(Foto: Mariely Dalmônica / Arquivo Pessoal)

O baixo índice de adoção de cachorros adultos é motivo de preocupação para Associação de Proteção Animal (APA) em Uberlândia. Segundo a entidade, a cada 200 filhotes, apenas um cão adulto é adotado. A APA diz que as baixas podem ser explicadas pelo preconceito criado pelas pessoas em relação aos animais com a idade avançada, alimentado, principalmente, pelo medo de que o animal estranhe o novo tutor ou tenha “manias” adquiridas ao longo da vida.
A aparência menos “fofa” em relação aos filhotes também explica a falta de procura.“A porcentagem de adoção de animais adultos aqui na instituição é de apenas 1% em relação aos filhotes”, disse o coordenador da APA, Elson Torres. Segundo ele, a instituição tem cerca de 420 cães para adoção, sendo 350 adultos e 70 filhotes. Cerca de 20 animais são abandonados semanalmente na sede da APA.
Para o coordenador, diferentemente do que algumas pessoas pensam, cachorros adultos têm muitas vantagens na hora da adoção. “Com o animal adulto você já sabe o tamanho dele, o quanto ele vai latir. Tem maior chance de acertar no que você quer de um cachorro. O animal adulto que vive em abrigo é tão carente quanto os filhotes”, afirmou.
A organização realiza algumas medidas para tentar reverter o baixo índice de adoções, como feiras voltadas exclusivamente à promoção de cães adultos. Para a autônoma Larissa Mundim, de 29 anos, que adotou a fêmea Anja quando ela já tinha três anos, a recompensa de se pegar um cachorro mais velho está no olhar do animal. “Eles entendem melhor as coisas. O carinho que ela tem por mim é muito grande. A gratidão que ela tem recompensa tudo”, disse.
Sem raça definida
Na APA só é possível adotar os cães sem raça definida (SRD), conhecidos popularmente como vira-latas. O coordenador, Elson Torres, acredita que, graças a um trabalho de conscientização, o interesse pelos cães sem raça aumentou. “Um SRD não adoece e tem um carinho maior pelo tutor. O custo de manutenção de animal de raça também é maior”, disse.
Adoção
Para ser feita a adoção, o interessado deverá passar por uma triagem. É necessário preencher a Ficha de Adoção Responsável, com dados pessoais e um questionário. A triagem conta também com a Ficha de Pós Adoção, que acompanha o animal após a saída da instituição.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo