EnglishEspañolPortuguês

Baleia é encontrada morta na areia de praia em Maricá (RJ)

29 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Animal será avaliado por universitários e técnicos do meio ambiente (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá)
Animal será avaliado por universitários e técnicos do meio ambiente (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá)

Uma baleia apareceu morta na Praia de Guaratiba, em Maricá, no interior do Rio. A espécie ainda não foi identificada. O corpo do animal está encalhado na areia e já aparenta estado avançado de decomposição. Segundo a Prefeitura, a baleia apareceu essa semana.
Técnicos da Secretaria de Ambiente e universitários de uma faculdade da cidade vão até a praia na tarde desta terça-feira (28) para retirar amostras do corpo para análise. Também será avaliado o estado de decomposição do animal para que seja decidida pela remoção do cadáver ou o enterro da espécie na areia da praia.
Rota das baleias
No último dia 11, um vídeo gravado em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, mostrou a emoção dos visitantes, que passeavam próximo à Grota Azul, ao avistarem uma baleia jubarte. Um grupo chegou a se atirar no mar ficando bem perto do mamífero (vídeo ao lado).
A bióloga marinha Mariana Botelho explica que é época da presença de baleias no litoral devido à migração entre junho e outubro, aproximadamente, quando elas saem da Antártida e sobem até a Bahia para se reproduzir e criar os filhotes em áreas mais quentes. Na ocasião, a bióloga alertou para os risco de se aproximar do animal.
“É um animal muito grande e selvagem. Ninguém sabe o que pode acontecer em uma situação como essa. Sem dúvida não é recomendável nem mesmo a embarcação chegar tão perto, quanto mais uma pessoa”, ela diz, explicando que nesta época é comum a presença de baleias no litoral brasileiro.
Aproximação é proibida
Segundo a Portaria 117 do Ministério do Meio Ambiente, de 26 de dezembro de 1996 (alterada pela Portaria 24 de 8 de fevereiro de 2002), em locais onde há a clara presença de cetáceos é proibida a aproximação através de embarcações, natação, mergulho, interromper o deslocamento destes animais, produzir ruídos e despejar qualquer tipo de detrito.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo