EnglishEspañolPortuguês

Vídeo mostra reação de elefantes em zoológico a sirenes de guerra em Tel Aviv

29 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Patricia Tai (da Redação)

Foto: YouTube
Foto: YouTube

Quando as sirenes tocam em Tel Aviv (Israel), as pessoas correm para os abrigos. Os animais não humanos, no entanto, geralmente não têm para onde ir.

Um funcionário do Ramat Gan Safari Park, próximo a Tel Aviv, filmou a reação de elefantes asiáticos que vivem no zoológico quando sirenes soaram avisando as pessoas sobre uma potencial ameaça de bombardeio na cidade. As informações são do Ecorazzi.

Sem ter onde se proteger em sua clausura a céu aberto no zoológico, os elefantes adultos ficam claramente perturbados e estressados com o barulho, que dura por cerca de um minuto e pode ser ouvido à distância. Um deles alardeia e rapidamente todos se aproximam para proteger os filhotes, como que formando um escudo para os pequenos, que ficam escondidos no meio.

O vídeo mostra também, ao fundo, gritos de outros animais, dentre os quais se pode ouvir perturbadores sons de felinos. Durante a rápida filmagem, no final, uma explosão é ouvida.

Os elefantes têm razões para ficarem horrorizados. Em épocas de conflitos, os animais confinados em zoológicos são rapidamente esquecidos ou abandonados sem proteção. Em 2008, a maioria dos animais do zoológico de Gaza morreram quando uma bomba caiu perto do local. Nessas situações, se eles não são diretamente atingidos, são vítimas do aumento da poluição do ar, da falta de alimento e de quedas de energia elétrica, e tudo se torna uma ameaça aos animais que não têm outra escolha a não ser permanecerem aprisionados, esperando por tempos melhores.

Se todas as mortes humanas ocasionadas pelas guerras não são suficientes para deter a ganância e a insanidade do ser humano, essas imagens e sons dos animais horrorizados deveriam despertar, no mínimo, muita vergonha à humanidade. Os últimos animais selvagens vivos restantes, de todos os que foram dizimados, aparecem acuados e apavorados dentro de um zoológico, sem saber o que fazer em um momento de explosão de bombas que ocorre em algum lugar. Se os sentidos dos animais são mais aguçados, pode-se tentar imaginar o que eles passam ao estarem presentes dentro de tal cenário, que parece ou deveria ser de um filme de ficção, mas que é a realidade criada pelo ser humano.

Você viu?

Ir para o topo