EnglishEspañolPortuguês

Aumento de cães abandonados nas ruas gera preocupação em Pitangui (MG)

30 de junho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Cães passeiam em rua no Centro de Pitangui (Foto: Luciene Resende/Arquivo pessoal)
Cães passeiam em rua no Centro de Pitangui (Foto: Luciene Resende/Arquivo pessoal)

Moradores de Pitangui, no Centro-Oeste mineiro, reclamam da grande quantidade de cachorros soltos nas ruas. O setor municipal de controle de zoonoses afirma que o atual canil da cidade, que tem 35 vagas, está lotado.
Além da típica reprodução entre os animais abandonados, existe também a suspeita de que moradores de outra cidade estejam soltando cães em Pitangui.
A balconista Luciene Resende é uma das pessoas que perceberam um recente aumento na população de cachorros soltos nas ruas da cidade. De acordo com ela, a situação está descontrolada. “Virou moda soltar cachorro nas cidades vizinhas quando não se sabe o que fazer com eles em seu próprio município. Se não me engano, isso é crime ambiental”, questionou.
De acordo com moradores, circula pela cidade a informação de uma caminhonete carregada de cães e com placa de Martinho Campos foi vista em Pitangui. “Todo dia aparecem cães diferentes em frente à Igreja Matriz, perto do local em que trabalho. Essa situação vai chegar a um ponto em que haverá mais cães do que gente na cidade”, comentou Luciene.
A situação também preocupa André Lopes Cançado, coordenador de Endemias e Zoonoses da Prefeitura de Pitangui. “Essa caminhonete de Martinho Campos parece ter sido vista na cidade algumas vezes, mas ninguém anotou o número da placa. Vou procurar o Ministério Público para saber que medida devemos tomar em relação a isso”, disse ele.
Ainda segundo Cançado, os dois servidores que atuam na captura de cães soltos nas ruas trabalham todos os dias, mas o canil da cidade está lotado.
“Temos capacidade para 35 animais e sabemos que nas ruas existem muito mais que o dobro disso”, afirmou.
Para conseguir mais espaço no canil, a Prefeitura libera a adoção dos animais por pessoas interessadas. “Quando capturamos animais saudáveis, eles ficam à disposição de quem quiser adotar. Basta assinar um termo no qual a pessoa se responsabiliza a cuidar do animal e não deixá-lo na rua”, detalhou.
Animais diagnosticados com leishmaniose têm suas mortes induzidas. “É feito um teste rápido para identificar a presença da doença. Se der positivo, é feito um exame de sangue, que segue para análise em um laboratório.Caso confirmado, o animal é submetido a morte induzida, que é feita em Pitangui”, finalizou.
Quem quiser denunciar casos de animais soltos nas ruas da cidade, adotar cães do canil ou mesmo denunciar o abandono de cães deve telefonar para o número: (37) 3271-4480.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo