EnglishEspañolPortuguês

Conheça três problemas de saúde comuns em gatos que merecem atenção

29 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: sxc
Foto: sxc

Os gatos são animais bastante discretos mesmo quando o assunto é a própria saúde. Mas até o gatinho mais resistente não consegue esconder certos sintomas que servem de alerta de que algo não vai bem e ele precisa de ajuda. Selecionamos os três problemas mais frequentes e que precisam ser avaliados pelo veterinário sempre.
1. Vômitos
O vômito, embora seja bastante comum, não deve ser encarado como algo normal. Ele pode aparecer por diversas causas, desde o excesso de pelo acumulado no estômago até problemas graves como corpo estranho, envenenamento, infecções, problemas renais, disfunções endócrinas, entre outros. Vômitos podem causar desequilíbrio dos eletrólitos, desidratação e fraqueza. Precisa ser corretamente investigado e tratado.
2. Doença do trato urinário inferior felina
Esse problema urinário tão frequente nos gatos pode ter inúmeras causas. Acomete machos e fêmeas, embora tenha algumas particularidades dependendo do sexo do animal. Animais em situação de estresse, com sobrepeso ou com dieta imprópria podem ser potenciais vitimas desse problema. Os sintomas podem ser desde a presença de sangue na urina, dificuldade para urinar, aumento na frequência de micção, miado de dor ao urinar, escapes de urina fora do local habitual, lamber em excesso a região do órgão genital na tentativa de aliviar o incômodo, até depressão, falta de apetite, vômitos e desidratação. Esta doença é muitas vezes uma emergência médica, principalmente em machos que podem ficar obstruídos sem conseguir urinar. Por isso a avaliação veterinária é imprescindível a qualquer sinal de doença urinária.
3. Diarreia
Assim como os vômitos, existem variadas causas para a diarreia. Esse sintoma nao deve ser menosprezado. Intoxicação alimentar, infecção intestinal, problemas renais e/ou hepáticos, verminose e viroses podem causar diarreia em seu gato. O tratamento adequado depende do diagnóstico correto.
Fonte: Época

Você viu?

Ir para o topo