EnglishEspañolPortuguês

Animais na cabine do avião: atente-se aos procedimentos antes de embarcar

29 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Diversas companhias aéreas no Brasil e no exterior tem liberado o transporte de animais domésticos na cabine do avião, juntos aos passageiros. Os animais devem ser acomodados embaixo da poltrona da frente ao tutor e precisam obedecer algumas regras internacionais de saúde e também específicas de cada companhia.
“Além das regras de voo, em especial ao peso e caixa de transporte, é necessário estar com as vacinas em dia, como a da raiva que deve ser aplicada pelo menos 30 dias antes do embarque, além do atestado de sanidade sanitário, emitido pelo profissional veterinário”, comenta o Dr. Roberto Migliano Monteleone.
Para viagens internacionais, o processo é ainda mais burocrático, pois é necessário apresentar o CZI – Certificado Zoosanitário Internacional, documento que comprova que seu animal tem todas as condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional até o país de destino.
“O processo para gerar o documento leva em torno de quatro a cinco meses, e é emitido pelo Vigiagro (Vigilância Agropecuária Internacional), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, com base no atestado de saúde e carteira de vacinação”, explica Monteleone. Para a União Européia, além da documentação, é necessário implantar no animal um microchip, que funciona como uma carteira de identidade.
“O processo todo custa um pouco caro, além de demorado, pois além do certificado é necessário realizar diversos procedimentos: check-up do animal no veterinário, incluindo exames; remédios para emergências; caixa de transporte; aplicação de microchip; sorologia (exames de sangue); vacinação; e certificado de saúde emitido por veterinário”, explica o médico.
Animais no avião
A caixa de transporte apropriada para seu animal voar na cabine é um item obrigatório, e seu peso deve ser somado ao do animal para compor o limite permitido de embarque. “As normas internacionais apontam que o animal deve se sentir confortável na caixa de transporte e ter espaço suficiente para o animal dar uma volta completa em torno do próprio corpo”, comenta Dr. Roberto.
Segundo o médico veterinário, que atende no bairro da Aclimação, em São Paulo, a alimentação também é importante: recomenda-se estar em jejum alimentar de seis a oito horas antes do embarque, pois isso evita vômitos e enjoos durante o voo. Água pode ser oferecida até 3 horas antes.
Cães com focinho curto, como Pug, Buldogue e Shih Tzu, ou gatos de raças como o Persa, devem ter cuidados especiais devido às dificuldades de respiração.
Fonte: Pautas Incorporativas

Você viu?

Ir para o topo