EnglishEspañolPortuguês

Livro ensina a observar e identificar espécies do Pantanal

28 de novembro de 2015
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A planície do Pantanal é um dos lugares mais favoráveis à observação de vida selvagem do mundo. Em Mato Grosso do Sul, são mais de 165 espécies de mamíferos, sendo que aproximadamente 85 espécies ocorrem no Pantanal e em seu entorno. Assim como na África, o Pantanal se consolidou como um dos principais destinos do turismo de contemplação no mundo.

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores e entusiastas da vida animal preparou um guia de observação, intitulado: “Mamíferos não voadores do Pantanal e Entorno”, com detalhes sobres as espécies, locais para observação e ampla pesquisa a respeito do bioma.

Coordenado por Leonardo Avelino Duarte, fundador do site sobre a vida silvestre Biofaces, o guia tem o objetivo principal de ajudar turistas, moradores, profissionais, estudantes e interessados em identificar e conhecer as espécies que compõem a região do Pantanal.

“Ao conversar com um biólogo, constatei a ausência de literatura especializada e a falta de estudos que revelassem os hábitos dos animais da região. Surgiu o sonho de elaborar um guia que ajudasse o interessado a identificar os animais da região, bem como para saber algo a respeito de seus aspectos ecológicos que servissem de substrato científico para estudiosos e que estimulassem novas pesquisas e trabalhos de conservação no Pantanal”, explica Avelino Duarte.

O livro foi editado pela Natureza em Foco, em conjunto com os pesquisadores Wellington Hannibal Lopes, biólogo e mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria e doutorando em Ecologia e Conservação pela UFMS e Cyntia Cavalcante Santos, bióloga, mestre e doutoranda em Ecologia e Conservação pela UFMS.

Fonte: Ms Notícias

Você viu?

Ir para o topo