EnglishEspañolPortuguês

Rinoceronte de Sumatra é declarado extinto nas florestas da Malásia

28 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)
O destino de uma das criaturas mais singulares do planeta acaba de se tornar ainda mais incerto.

Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia
Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia

Após anos de pesquisas e levantamentos, autoridades da Malásia declararam essa semana que não foram encontrados quaisquer rastros da presença de rinocerontes da Sumatra nas florestas do país. Isso quer dizer que o icônico animal provavelmente está extinto na natureza da região. Todos os indivíduos restantes da espécie (que costumava habitar todo o sudeste da Ásia) somam cerca de 100 animais, que vivem espalhados pela Indonésia.
Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia
Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia

“Encaramos a possibilidade de os rinocerontes da Sumatra serem extintos num futuro próximo,” afirmou o ministro do meio ambiente da Malásia, Masidi Manjun.
O declínio das populações de rinocerontes da Sumatra (como ocorre com a maior parte das espécies em perigo de extinção) foi causado pela atividade humana. A espécie tem sido alvo de caçadores há décadas, devido à alta demanda pelo chifre do animal. Esse fator, somado à galopante devastação das florestas habitadas pela espécie, fez com que a população do animal passasse de 500 indivíduos, em 1980, para as poucas dúzias de animais ainda vivos hoje em dia.
Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia
Foto: Reprodução/The Dodo/Wikipedia

Mesmo com esse triste histórico, resta alguma esperança. Ativistas e conservacionistas vêm exigindo que a Indonésia reconheça a extinção iminente do rinoceronte da Sumatra, apoiando os esforços de preservação dos poucos indivíduos remanescentes. Um programa de criação em cativeiro vem mostrando alguns resultados positivos, mas, a não ser que haja alguma ação imediata para proteger a atual população existente na natureza, a extinção do rinoceronte da Sumatra será inevitável.

Você viu?

Ir para o topo