EnglishEspañolPortuguês

Gato frequenta aulas de duas escolas americanas

28 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por: Fátima ChuEcco (Da Redação)

Divulgação
Divulgação

Com o gato Bubba não tempo tempo feio para ir à escola. Não tem preguiça ou dor de barriga que o impeça. Faça sol ou chuva ele faz questão de frequentar as aulas de duas escolas da Califórnia, nos EUA. De uma delas ganhou até carteirinha de estudante. Perambula livremente por todas as alas, mas o que ele gosta mesmo de fazer é de ficar sobre as mesas dos alunos ou sentado nas carteiras prestando atenção até cair no sono. Bubba foi adotado em 2009 e é um gato de vida livre.
Sua história já estampou diversos jornais da região e sua página no Facebook tem mais de 37 mil fãs (vide Bubba cat). A tutora, Amber Marienthal, mantenedora da página, agradece os funcionários e alunos pelo carinho e se diz confiante que as futuras gerações tratarão os animais com mais respeito a partir de exemplos como o de Bubba, acolhido pela comunidade.
Ela também espera que Bubba possa motivar feiras de adoção de cães e gatos dentro das escolas já que o gatinho despertou o amor pelos animais em muitas crianças e jovens. O face de Bubba é alimentado diariamente com fotos de suas atividades.
Divulgação
Divulgação

Bubba é um gato extremamente sociável. Ele se relaciona bem com humanos e com outros gatos e cachorros. Assim é também um exemplo de tolerância. Todos os dias caminha sozinho para uma das escolas que ficam bem próximas de sua casa, e é recebido com muita alegria. Ganha petiscos, cafuné e direito a cadeira e mesa, inclusive pode deitar-se nas que já estão ocupadas. Vacinado, castrado e com plaqueta de identificação, Bubba é um exemplo de gato que deu certo vivendo em liberdade mesmo tendo uma casa. Como foi adotado já adulto, sua tutora notou que ele ficava desconfortável se mantido preso na casa. Em dias que ele não aparece na escola por um motivo qualquer, alunos e funcionários ligam para saber se está tudo bem com ele. Embora o bairro seja pacato, a tutora sabe que Bubba corre riscos na rua, mas acredita que assim é que ele se sente feliz já que até em dia de chuva ele arranha a porta pedindo para sair. Veja mais aqui.
Divulgação
Divulgação

Exemplo semelhante acontece em Bauru, Interior de SP, onde a gatinha Branca também foi acolhida na EMEI Prof Carlos Corrêa Vianna, que atende crianças de 1 a 5 anos. Sua permanência na escola só foi possível depois de reuniões com diretoria, corpo docente e, especialmente, com pais dos alunos. Branca não frequenta as aulas como Bubba, mas também é amada pelas crianças e ajuda na conscientização sobre amor e respeito aos animais apenas por estar alí, disponível para afagos. E em 10 anos vivendo dentro da escola sua missão se expandiu: ela também motivou um programa de posse responsável na escola. Os alunos assistem videos sobre abandono (numa linguagem infantil) e recebem visitas de agentes do CCZ.
Divulgação
Divulgação

Infelizmente, alguns animais excepcionalmente mansos e sociáveis não têm a mesma sorte que Bubba e Branca. Casper, um cãozinho dócil que adorava assistir aulas do começo ao fim numa universidade chinesa, foi envenenado e jogado no lixo. Os estudantes gostavam dele e os professores permitiam seu acesso as aulas já que ele ficava comportado como um bom aluno. Casper também foi notícia de jornais e TV. A partir disso, a direção da universidade entendeu que ele estava “manchando” a reputação da entidade e deu um fim nele sem sequer pedir aos estudantes que o adotassem ou que o levassem para outro lugar.

Você viu?

Ir para o topo