EnglishEspañolPortuguês

Envenenamento de animais preocupa moradores em Ribeirão Pires (SP)

28 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Divulgação
Divulgação

Moradores do Jardim Alvorada, bairro localizado na região central de Ribeirão Pires, estão em estado de alerta. De alguns meses pra cá, diversos gatos foram encontrados mortos por envenenamento pelo bairro.
Na última semana, dois animais foram encontrados nas redondezas da Rua Rio Grande da Serra e Rua Alemanha. Segundo informações, eles estavam agonizando desde as 6 horas da manhã, mas só com a chegada de nossa equipe, a emergência foi chamada.
Em contato com a prefeitura da cidade, a Defesa Civil chegou em pouquíssimo tempo e resgatou os dois animais, que foram levados ao Clube dos Vira Latas para receber socorro.
Billy, um dos gatos, é cuidado por Grazielle, 22, uma garota que, mesmo com deficiência de locomoção, saiu em busca de seu companheiro ao ouvir uma conversa de sua mãe e desconfiar que seu animal estava em perigo. Ao se deparar com a situação do Gato, a jovem caiu aos prantos. “Minha irmã é especial, se ela fica um dia longe desse gato ela já não fica bem.”, afirmou Cleiton.
Nas últimas semanas, pelo menos 6 gatos foram envenenados nas redondezas, mas muitas vezes o Boletim de Ocorrência não é registrado, o que dificulta o trabalho da polícia e faz com que ações como essa continuem acontecendo.
O chumbinho ou veneno 1080 é um dos venenos mais conhecidos pelo público, à base de estricnina. Muito utilizado no combate aos ratos, o Monofluoracetato de sódio é considerado o mais perigoso do mundo porque não tem cor, cheiro ou sabor; é altamente solúvel em água e facilmente absorvido pela pele. Não há nenhum antídoto conhecido e uma colher de chá do veneno pode matar até 100 pessoas adultas.
O chumbinho não mata apenas o animal envenenado, mas também os outros que estiverem dentro da sua cadeia alimentar. No Brasil, são registradas cerca de 200 mortes de crianças causadas pelo chumbinho por ano.
Vale ressaltar que dar veneno para animais é crime federal previsto na lei de Crimes Ambientais (9605/98), e pune os infratores com prisão de 3 meses até um ano, além de multa. Além disso, a compra e venda de chumbinho também é crime, já que é proibido pela Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A venda do produto é classificada como crime contra a saúde pública e está prevista no artigo 273 do Código Penal Brasileiro, que prevê ao infrator pena de 10 a 15 anos de prisão, além de multa.
Além disso, não resgatar animal agonizando também é considerado crime pela lei de Crimes Ambientais. Um Boletim de Ocorrência foi registrado sobre o último envenenamento e a polícia investiga o caso.
Fonte: Diário de Ribeirão Pires

Você viu?

Ir para o topo