EnglishEspañolPortuguês

Assim como nós, os animais querem e merecem viver livremente

28 de agosto de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Mascaro (em colaboração para a ANDA)

Divulgação
Divulgação

Esse menino que aparece na foto e eu, nos conhecemos ontem em frente ao matadouro Raja em Carapicuíba, São Paulo.
Ele estava dentro do caminhão e havia percorrido um longo caminho em condições cruéis rumo ao fim de sua vida junto com os demais sentenciados. Eu havia junto com outros companheiros da ação, dado a volta no caminhão inteiro, dando água para todos que estavam ao nosso alcance.
Corríamos contra o tempo afim de atender todos os animais possíveis pois estavam muito debilitados, famintos, sedentos e apavorados. Em breves intervalos pedia para os demais ativistas manterem a calma e a comunicação não violenta, pois apesar de ser revoltante a situação, o nosso foco era libertar aqueles inocentes e o sucesso ainda era incerto. Revidar os civis provocativos não adiantaria, pois não estavam abertos a reflexão naquele momento e o maior culpado disso é o sistema e quem lucra com a exploração. Precisávamos mandar o máximo de energia positiva de amor para que eles conseguissem se acalmar diante de todo aquele sofrimento…
Foto: Karina Mascaro
Foto: Karina Mascaro

Foi quando em uma das penúltimas baias me deparei com ele que de longe me avistou. Eu não oferecia mais água naquele momento, apenas registrava toda a crueldade com minha câmera e de alguma forma, tentava me conectar com eles com toda a compaixão que estava desperta em meu ser… Ele estava abarrotado entre os seus outros companheiros, lá longe… Nós nos olhamos por um momento e ele se esforçou para se aproximar, passando por cima de alguns dos outros. Não acreditei que ele realmente estivesse fazendo isso de forma consciente, pensei que ele estivesse desesperado por água, então pedi água para o ativista que estava com as garrafas. E ele lutando para se aproximar em um espaço minúsculo onde estava enclausurado com mais 10 de sua espécie, chegou o mais próximo que conseguiu de mim. Quando eu ofereci a água ele recusou e continuou a me olhar profundamente… Eu me emocionei pedi perdão para ele por ele estar naquela condição e disse que tudo iria ficar bem ele continuou a me olhar e se comunicar… Foi ai que veio a noticia que o caminhão teria que entrar e descarregar para que os 22 prometidos fossem entregues, mas ali tinham cerca de 100 animais. Tomei consciência de que o pesadelo não havia acabado. Rapidamente o motorista ligou o motor e os portões foram abertos. Eu não consegui conter as lágrimas, havia chegado o fim. Acompanhei o caminhão falando com ele e com todos os outros pedindo perdão, me despedindo, agradecendo e dizendo para eles que eles eram muito especiais e que eu os amava…Até que os portões se fecharam.
De longe nós podíamos ouvir e avistar minutos depois, eles tomando choques para facilitar a descarga. Em seguida ficamos sabendo que como procedimento, foram encaminhados para banho e então serem mortos da forma mais desumana e iníqua possível.
Divulgação
Divulgação

E aquele, de focinho manchado, dono daquele olhar que durou minutos e me transformou em uma outra pessoa, neste momento não vive mais. Provavelmente ele com seu olhar de criança, junto com todos os outros olhares de piedade que presenciei hoje, estejam nos próximos dias, embalados em um prateleira de supermercados como se fossem nada.
Hoje mais uma vez eu presenciei cenas de um holocausto, um holocausto que nós fingimos não ver e financiamos.
Como podemos aceitar tamanha crueldade com a vida de indefesos?
Como tratamos os corpos aqueles seres apenas como presunto, pertences de feijoada e embutidos?
Da mesma forma que um dia os judeus eram considerados inferiores e dignos de morte.
A negação do Holocausto é tão insana quanto o próprio acontecimento diário dele.
Vai em paz menino e tenha certeza de que você foi muito amado e que jamais será esquecido. Enfim você esta livre!

Você viu?

Ir para o topo