EnglishEspañolPortuguês

Após denúncia, Pelotão Ambiental resgata 28 aves silvestres em Limeira (SP)

28 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Pássaro resgatado em cativeiro em Limeira (Foto: GM de Limeira/Divulgação)
Pássaro resgatado em cativeiro em Limeira
(Foto: GM de Limeira/Divulgação)

Uma denúncia anônima levou o Pelotão Ambiental da Guarda Municipal (GM) de Limeira (SP) a resgatar 28 pássaros em uma casa no Jardim Presidente Dutra.
De acordo com os agentes, o morador não tinha licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nem para criar nem para vender as aves.
Os guardas também constataram maus-tratos em alguns animais. O homem de 60 anos foi indiciado na Lei de Crimes Ambientais e responderá ao processo em liberdade.
O caso aconteceu na quarta-feira (26) e na casa, que fica na área urbana, foram encontradas espécies como sabiá laranjeira, sabiá poca, pintassilgos, curiós, bigodinhos, canário do reino e canário da terra.
“Encontramos sinais de maus-tratos, como falta d’água na gaiola, um pintassilgo com pata amputada e um canário da terra com uma anilha presa junto à pata, quase causando mutilação”, disse o agente Godoy.
O homem flagrado foi levado à delegacia, onde assinou um termo circunstanciado. Ele foi indiciado na lei 9605/98, nos artigos 29 (manter animais em cativeiro sem licença) e 32 (maus-tratos). Apesar do flagrante, o homem permanecerá como fiel depositário dos pássaros enquanto não houver uma decisão judicial sobre o caso.
“Realizaremos uma fiscalização permanente na casa dele para averiguar a condição dos animais”, citou Godoy.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo