EnglishEspañolPortuguês

Serviços recolhe e castra cães na grande Vitória (ES)

28 de julho de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A presença de cães soltos nas ruas de municípios da Grande Vitória tem preocupado moradores no Espírito Santo. Somente em Guarapari, são mais de 20 mil animais. Apesar do problema, há serviço de resgate e castração de cães nos municípios. Confira como acionar o serviço em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.
Vitória
Na capital, o Programa de Controle de Natalidade de Cães e Gatos começou em 2001 e atua na guarda de animais de estimação, priorizando as regiões de maior vulnerabilidade social. Somente nos primeiros meses de 2015, já foram realizadas 700 castrações no município.
Segundo a secretaria de Saúde de Vitória, apenas são recolhidos os animais que estão de acordo com os critérios técnicos, ou seja, que estão soltos e sem supervisão.
A população pode solicitar os serviços pelo Fala Vitória 156.
Sobre a adoção de animais, a prefeitura explicou que os interessados podem ir ao Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CSVA), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. As feiras de adoção acontecem uma vez por mês.
Endereço: Rua São Sebastião, s/n, Resistência.
Telefone: 156 – Fala Vitória
Vila Velha
O Centro de Controle de Zoonoses de Vila Velha realiza ações e serviços de saúde com o objetivo de prevenir e controlar e combater as zoonoses, doenças como raiva, leishmaniose, leptospirose, doença de Lyme e febre maculosa.
Há ainda cães e gatos disponíveis para adoção. Os interessados podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30, com a cópia do comprovante de residência, documento de identificação e ser maior de 18 anos.
Endereço: Avenida Carlos Lindenberg, s/nº, bairro Alecrim, ao lado da Secretaria Municipal de Trânsito de Vila Velha.
Telefones: (27) 3226-9499 / 3226-9477
Cariacica
Há 40 dias, uma van da prefeitura começou a percorrer os bairros fazendo agendamento com profissionais para examinar os cães. No local, há equipamentos para atendimento e avaliação dos animais. Além da van, uma carrocinha realiza o resgate e a castração dos animais.
“Esse trabalho é novo e através das campanhas de vacinação a gente identifica os bairros com maior número de animais e de maior risco e que frequentemente nós somos chamados para atuar em cima”, disse o secretário de Saúde do município, Marcelo Machado.
Endereço: Rua das Carmélias, s/nº, Bairro Campina Verde, Cariacica/ES.
Telefones: (27) 3346-6518 / 3346-6519 / 3343-6633. (27) 99278-0879.
Serra
Na Serra, o órgão responsável pelo controle de animais domésticos é a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS). Eles seguem o critério do Ministério da Saúde para a resgate de cães e gatos em situação de rua.
Eles são cuidados, castrados e colocados para adoção.
A vacina contra a raiva é aplicada das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Qualquer pessoa pode levar o animal para vacinação.
Endereço: Sede da Vigilância Ambiental, no km 2,5 da rodovia ES-010, em Jardim Limoeiro, na Serra.
Telefone: (27) 3281-9288.
Fonte:G1

Você viu?

Ir para o topo