EnglishEspañolPortuguês

Frio pede cuidados especiais com animais domésticos

28 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a queda das temperaturas surgem problemas de saúde tradicionais desta época do ano que incomodam muita gente. Mas os animais domésticos também sofrem com a estação mais fria do ano e seus tutores devem adotar medidas importantes para garantir a saúde de seus companheiros.
Os cães com pelagem curta, como os pinschers, dachshund (conhecidos por muitos com linguicinha ou Cofap) e os chihuahua, e os cães que possuem pelos longos, mas que são tosados com lâmina baixa são os que mais sentem frio durante o inverno, conta a médica veterinária da Esalpet, de Curitiba, Karine Romanel. “Como todos nós, os animais sofrem um pouco com o frio do inverno. Quanto menos pelos ele tiver, maior é a chance de que ele tenha algumas dificuldades para enfrentar essa fase do ano. Por esse motivo, os donos devem ficar muito atentos para garantir a saúde dos animais”, explica.
Quando se trata de cães, os principais problemas de saúde são os relacionados às bronquites, Tosse dos Canis (Gripe Canina) e graves pneumonias. Para evitar esses problemas, o dono deve se certificar se o animal recebeu todas as vacinas necessárias. “Os cães precisam tomar, indispensavelmente, a vacina contra Gripe Canina. Esse é o primeiro passo para um inverno sem problemas”. No caso dos gatos, a vacina essencial é a Quádrupla Felina. Roupas quentinhas também contribuem para manter os animais aquecidos. “Nesta estação, os donos podem abusar de roupas adequadas de lã, soft ou plush; cobertores; edredons; e, até mesmo, aquecedores de ambiente para os dias de inverno rigoroso”.
Para completar, a médica veterinária Karine Romanel sugere que os donos de cães e gatos disponibilizem uma alimentação balanceada, baseada em rações de boa qualidade. “O inverno não exige uma mudança na alimentação dos animais, pois eles tendem a comer um pouco mais se acharem necessário. O que eu sempre falo para os tutores é que os cães e gatos devem receber alimentos com qualidade comprovada.
Fonte: TN Online

Você viu?

Ir para o topo