EnglishEspañolPortuguês

Bicho-preguiça com filhote é flagrado próximo a residencial em Rio Branco (AC)

28 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Elizânia Dinarte/Arquivo pessoal
Foto: Elizânia Dinarte/Arquivo pessoal

A jornalista Elizânia Dinarte flagrou um bicho-preguiça e seu filhote atravessando a rua próximo ao residencial Reserva do Bosque, no bairro Alto Alegre, em Rio Branco(AC). De acordo com ela, era por volta das 8h quando estava saindo de casa e se deparou com o animal tentando atravessar a rua com o seu filhote agarrado na barriga.
“Foi a primeira vez que eu vi, mas o vigia que fica aqui na portaria disse que outro dia tinha visto ela na cerca pertinho, mas não no chão. E aí vi que ela estava carregando o filhotinho na barriga, fiquei encantada e esperando ela atravessar. Ela tentava atravessar a rua até uma área de mata que fica ali próximo”, conta.
De acordo com a jornalista, o bicho tentou a travessia, mas não conseguiu e retornou para o local de onde tinha saído. “Ela voltou e pegou no cipó, foi quando fotografei ela já na árvore”, diz.
A bióloga Joseline Guimarães identificou a espécie e se trata de uma Bradypus variegatus, mais conhecida como preguiça-de-bentinho. Ela diz que a aparição do animal no condomínio revela uma disputa de espaços.
“Ela é muito comum no Acre e no restante da América do Sul. Com a expansão imobiliária na nossa cidade, que tem muitos fragmentos florestais com animais, ocorre uma disputa de espaços, na qual a fauna é prejudicada, sendo necessária sua transferência para locais mais apropriados e seguros, pois infelizmente em alguns casos são agredidos”, destaca.
Ainda de acordo com Joseline, nesses casos, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado para resgatar o animal e levá-lo até um local seguro. “Após o resgate, o animal será encaminhado para o Centro Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde são avaliados e destinados para a soltura no habitat protegido – explica.
Fonte:G1

Você viu?

Ir para o topo