EnglishEspañolPortuguês

Inauguração da Casa dos Animais de Lisboa marca hoje "renascer" do canil e gatil

28 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A Casa dos Animais de Lisboa, situada em Monsanto, é hoje inaugurada, marcando o “renascer” do canil e gatil do município, disse à agência Lusa o vereador da Higiene Urbana.

Segundo Duarte Cordeiro, as obras, que começaram em 2011, “estão concluídas” e a inauguração permite dar a nova designação ao canil/gatil, que conta agora com duas novas salas, uma de vacinações e outra de quarentena.

Também há uma área de balneários para servir os seis apanhadores e tratadores de animais, dois veterinários e restante pessoal administrativo.

Outra das novidades é que “o assassinato de animais deixou de acontecer”. Segundo o autarca, “a prática que existe é de morte induzida, em casos de extremo sofrimento dos animais”.

A câmara também abriu inscrições para voluntários, numa lógica de “transparência”, descreveu Duarte Cordeiro. Isto vai possibilitar que quem queira ajudar o possa fazer passeando os cães ou gatos e participando nas campanhas de sensibilização/adoção, por exemplo.

As mudanças vêm responder a algumas das críticas apontadas à Câmara de Lisboa na gestão do equipamento.

Em 2011, o Grupo de Lisboa da Campanha para a Esterilização de Animais Abandonados interpôs, inclusive, uma providência cautelar, aceite pelo Tribunal Administrativo e de Círculo de Lisboa, que proibia o canil/gatil municipal, com algumas exceções, de aceitar animais e obrigava a reestruturar os serviços de forma a cumprir as condições exigidas por lei.

Esta providência cautelar foi entretanto levantada e “as críticas estão ultrapassadas”, defendeu o também responsável pelo pelouro das Estruturas de Proximidade.

Atualmente, existem na Casa dos Animais 109 cães, 91 dos quais em condições de adoção, e 69 gatos, 49 prontos para serem recebidos num novo lar.

Apesar de o abandono não ser uma “situação nova” na cidade, tem vindo a aumentar junto de “famílias menos sensibilizadas” pelo “contexto de crise” no país, admitiu Duarte Cordeiro, acrescentando que o município vai efetuar um “trabalho contínuo na área da esterilização, para evitar a multiplicação, e também na sensibilização”.

Para isso contribuem também as colónias que visam monitorizar e controlar a população de cais e gatos da cidade, estando localizadas não só na Casa dos Animais, como também em vários parques municipais, assinalou.

A inauguração marcará ainda a celebração de acordos de cooperação com as faculdades de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e da Universidade Lusófona e com a Liga Portuguesa dos Direitos Animais.

O objetivo é não são permitir a formação dos alunos, nos casos dos estabelecimentos de ensino, como também proporcionar cuidados médicos aos animais, com custos mais baixos, referiu o autarca.

Em setembro, será lançada uma campanha de adoção de animais que contará com a participação de figuras públicas.

*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.

Fonte: RTP

 

Você viu?

Ir para o topo