EnglishEspañolPortuguês

Hospital Veterinário cadastra novos doadores de sangue em Uberaba (MG)

28 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Hospital Veterinário precisa de novos doadores (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Hospital Veterinário precisa de novos doadores
(Foto: Reprodução/ TV Integração)

Pela primeira vez em Uberaba, o Hospital Veterinário faz campanha para cadastrar novos doadores de sangue. A transfusão de sangue pode ser necessária em doenças graves, anemias fortes e hemorragias causadas por acidentes. De janeiro de 2013 até o fim de junho deste ano foram realizadas 200 transfusões. A intenção do Hospital Veterinário é criar um cadastramento de animais doadores para agilizar o procedimento de transfusão e, assim, salvar muito mais animais.

Uma transfusão de sangue foi o que salvou Quimera, o animal doméstico da dona de casa Carmem Delfino. Ele teve a doença do carrapato. A doadora foi uma pit bull, de cinco anos de idade, chamada Madona. O tutor da cadela, o zootecnista Jorge Prado, contou que ela sempre é solicitada para doar sangue em clinicas veterinárias. Já foram seis doações nos últimos dois anos. “Foram feitas análises para saber se realmente a Madona estava com condições para doar sangue. Sabendo que está tudo nos conformes, é o mínimo que podemos fazer para ajudar outros animais”, falou.

Segundo Carmem Delfino, depois da transfusão Quimera nunca mais ficou doente. Mesmo sem conhecer a doadora que salvou a cachorrinha, a dona de casa tem um sentimento de gratidão. “Rezo sempre pedindo a Deus e ao Francisco de Assis, o protetor dos animais, que sempre ampare ela e que seja sempre forte para que possa sempre ajudar cães nessa situação”, exclamou.

No canil do Corpo de Bombeiros existem dois doadores, Lord e Luck. Eles são treinados para salvar vítimas das mais variadas situações, como incêndios, soterramentos e até afogamentos. O que quase poucos sabem é que o sangue deles também ajuda a salvar vidas, de outra maneira. “Em média, o Luck deve ter feito cerca de oito doações, e o Lord, em torno de seis”, contou o sargento Tales.

Antes de doar, os cães passam por testes, em que primeiro é retirada uma amostra do sangue, que vai para exame de hemograma. De acordo com o veterinário Claudio Yudi, o candidato precisa cumprir alguns requisitos. “Nós precisamos de cães adultos, machos ou fêmeas, a partir de um ano até oito anos. Os cães devem pesar acima de 25 quilos e ser saudável. No caso de fêmeas, não podem estar no cio para fazer a doação”, disse.

Em 20 minutos, sai o resultado do teste. Depois disso, é retirado meio litro de sague, procedimento semelhante ao feito em humanos. O sangue é armazenado por até um mês. A veterinária Emanuele Carneiro explicou que é importante que o doador seja dócil. “O cão terá que ser contido na mesa, porque precisamos coletar o sangue da jugular. Se o animal for agressivo, não compensa para nós”, relatou.

Os doadores podem ir ao Hospital Veterinário de Uberaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O hospital fica na Avenida do Tutunas, nº 720, no Bairro Tutunas.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo