EnglishEspañolPortuguês

800 gatos estão à espera de castração em Araçatuba (SP)

28 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Valdivo Pereira/Folha da Região
Foto: Valdivo Pereira/Folha da Região)

Araçatuba tem hoje 800 gatos cadastrados para castração gratuita no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Se o atual ritmo de procedimentos cirúrgicos for mantido pela Prefeitura, com média de 46 animais atendidos por mês, a fila de espera só será zerada em dezembro de 2015. No entanto, pode demorar ainda mais porque a quantidade aumenta a cada dia.

A previsão tem como base o número de castrações realizado no período de janeiro a junho deste ano, quando 277 procedimentos foram realizados. A fila de espera, por sua vez, começou a se formar em 2012, quando as castrações passaram a ser feitas, em ritmo lento e experimental. Até o final de 2013, apenas 141 gatos haviam sido castrados.

Segundo o veterinário do CCZ, Saulo Vinicius Avanço, a castração é uma forma de controlar o número de animais que estão na rua, mas sem efeito em curto prazo. Ele estima que o resultado pleno do controle só será percebido daqui a 40 anos.

“Há a necessidade de estender o procedimento a cães, mas ainda não temos o número de profissionais necessários e espaço exclusivo para este procedimento”, explicou o profissional, em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Gatil

A protetora independente e fiscal da APA (Associação Protetora dos Animais), Cristina Munhoz, uma das responsáveis pela parceria, espera que, em cinco anos, pelo menos 70% dos gatos abandonados de Araçatuba estejam castrados. “Ao atingirmos esse percentual, parte do problema estará resolvido”, garante. Para ela, a criação de um gatil e um canil também ajudariam a combater o problema.

Fonte: Jornal Dia Dia

Você viu?

Ir para o topo