EnglishEspañolPortuguês

CCZ de Petrolina (PE) recolhe animais soltos e marca-os com ferro

28 de julho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina (PE) tem intensificado o processo de captura dos animais que ficam soltos em ruas e avenidas da cidade. Desta vez, também entram na lista de recolhimento pela equipe aqueles que estiverem amarrados em árvores, postes, praças ou outros equipamentos públicos.

A iniciativa pretende diminuir a quantidade de animais soltos nas ruas, não por sua situação frágil e de abandono, mas, pela ótica da administração do município, por estarem colocando em risco condutores de veículos, além de outros tipos de transtornos para a população.

Quando realiza uma apreensão, a equipe de técnicos leva o animal até o Centro de Zoonoses e o tutor tem um prazo de até 15 dias para retirar o animal ante uma taxa no valor de R$ 40,56.

“Quando o animal é apreendido ele recebe um ferro, temos animais aqui que já chegaram com sete marcas de ferro. Então temos que tomar medidas. A ideia é que a partir da terceira marcação, o animal não possa mais ser recolhido pelo tutor”, frisa a veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina, Michele Paschoal.

A equipe de Zoonoses já estuda, inclusive, a possibilidade de fazer uma campanha de conscientização, envolvendo as escolas do município. A proposta é envolver os estudantes para que eles ajam como agentes multiplicadores junto a familiares e as comunidades nas quais vivem.

Com informações de JC ONLINE

Nota da Redação: A sociedade, apesar dos avanços na conscientização dos direitos animais, está desprovida de uma atuação séria e ética por parte dos governantes e administradores. Um animal solto na rua jamais pode ser considerado culpado por um acidente ou um transtorno. Sua situação de abandono, desprezo e maus-tratos o coloca em um nível ainda mais marginalizado quando entidades como este CCZ cometem um ato brutal e cruel de marcá-lo a ferro. Ignorar a responsabilidade humana e castigar ainda mais um animal mostra o quanto ainda temos que caminhar rumo ao respeito e o mínimo de dignidade a estes seres. Ao menos uma campanha de conscientização pretende ser feita. Esperamos que saia das intenções para a prática.

Você viu?

Ir para o topo