EnglishEspañolPortuguês

PM resgata papagaio em cativeiro em Bauru (SP)

28 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um lavrador de 42 anos foi preso após denúncia de que ele criaria pássaros sem documentação e que poderia haver armas na propriedade, às margens da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321), a Bauru-Iacanga, nesta quarta-feira (27), em Bauru. Uma autuação administrativa foi feita por conta de um papagaio mantido em cativeiro. Armas, vários cartuchos e espoletas foram apreendidos.
Com a denúncia em mãos, os policiais militares foram ao local mencionado e o acusado permitiu a entrada da equipe. De imediato, um papagaio foi encontrado.
Uma espingarda de fabricação caseira sem munição estava perto do armário da cozinha. Em um dos quartos, ao lado do guarda-roupa, foi localizada uma espingarda calibre 28, com numeração intacta.
Já dentro de uma das gavetas do móvel havia 19 cartuchos para a segunda espingarda, sendo um deles deflagrado (disparado), além de 34 espoletas.
Ao ser questionado sobre o armamento e munições, o acusado disse que a espingarda caseira seria do seu avó, já falecido, e que o restante dos itens comprou há três anos de pessoas desconhecidas.
Por não possuir documentação sobre os itens apreendidos, o homem recebeu voz de prisão em flagrante, ratificada pelo delegado na Central de Polícia Judiciária (CPJ), mas uma fiança de um salário mínimo foi paga e o acusado vai responder em liberdade. Uma autuação administrativa também foi feita por conta do papagaio em situação irregular e em cativeiro.
Fonte: Jornal da Cidade
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo