EnglishEspañolPortuguês

Papagaio de peito roxo, comum no Brasil, está sob grave ameaça

28 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Um individuo de papagaio de peito roxo é flagrado em árvore de Curitiba; espécie está sob ameaça, segundo estudo feito no Brasil, Paraguai e na Argentina (Foto: AFP PHOTO/MARIA LUIZA)
Um individuo de papagaio de peito roxo é flagrado em árvore de Curitiba; espécie está sob ameaça, segundo estudo feito no Brasil, Paraguai e na Argentina (Foto: AFP PHOTO/MARIA LUIZA)

Um estudo realizado no Brasil, na Argentina e no Paraguai descobriu que o papagaio de peito roxo está sob séria ameaça: seu território foi reduzido e existem apenas cerca de 3.000 espécimes dessa espécie.
Com nome científico Amazona vinacea, o pássaro só pode ser encontrado em três lugares no mundo: na Mata Atlântica brasileira, na região sudeste do Paraguai e na região de Missões, no nordeste da Argentina.
O projeto Charão, que terminou em maio e foi realizado em universidades e institutos dos três países, mostrou que dos aproximadamente 3 mil indivíduos em todo o mundo, cerca de 91% está no Brasil, com 2.857. Na Argentina há 143 e no Paraguai 133.
No Brasil, os papagaios foram registrados em “um ambiente natural reduzido a 8% de seu tamanho original”, segundo comunicado divulgado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que financiou o estudo.
Santa Catarina é o estado com maior número de indivíduos.
Desde 2012 o papagaio recebeu a classificação “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, mas “ainda não havia informações confiáveis sobre o real tamanho da população atual nem de sua exata distribuição”, ressaltou a nota.
A população é 25% menor do que o esperado, alertou.
“A espécie corre atualmente um sério risco, visto que seu tamanho populacional está drasticamente reduzido e muito abaixo dos níveis seguros”, afirmou Malu Nunes, diretora executiva da instituição, com sede em Curitiba.
Segundo ela, a ave deveria ser alçada à categoria de espécie “criticamente ameaçada”.
Embora não houvesse nenhum estudo de campo até a data, os investigadores estimam que há 10 anos a população de papagaios era de cerca de 10 mil indivíduos.
A partir de agora, ações como campanhas contra a comercialização dos papagaios e a instalação de “caixas-ninho” na selva serão promovidas para expandir as possibilidades de reprodução.
O projeto também envolveu a Universidade de São Paulo, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Chico Mendes, a ONG Guyra Paraguay, a Associação Ornitológica do Prata e o Projeto Pinho Paraná, na Argentina, entre outros.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo