EnglishEspañolPortuguês

Ativistas entram com ação para denunciar situação de animais abandonados

28 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação / NotiSul
Foto: Divulgação / NotiSul

Essa semana foi realizado o recolhimento de cachorros das ruas da cidade pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tubarão. Porém, um grupo de defensores das causas animais alega que os cães levados são saudáveis e castrados, e foram colocados junto com animais doentes em ambientes sem estrutura adequada.
Uma denúncia ao Ministério Público foi feita há dois meses devido à falta de um médico veterinário no local. Outra será feita na próxima semana devido aos recolhimentos indevidos. Conforme a advogada Niákara Iunkes Cascaes, autora da denúncia, o CCZ deveria ser administrado conforme seu regimento, por um médico veterinário.
“Não tem um profissional específico efetivo desta área desde o início do ano. Após a minha denúncia, algumas situações foram sinalizadas pela Fatma e Delegacia do Meio Ambiente por meio de inquérito que ainda não foi concluído. Um edital foi lançado para a contratação de um veterinário, mas, com as condições impostas pelo poder público, ninguém quer se candidatar à vaga”, explica.
Sobre a outra denúncia – recolhimento de cães saudáveis – Niákara ressalta que devem ser retirados das ruas os que precisam ser castrados ou medicados. “Os cães que são atropelados ou estão doentes e abandonados são os voluntários que recolhem, levam para o veterinário e, depois, nas redes sociais buscam os valores para sanar a dívida contraída”.
A gerente de vendas Deize Goulart Cavagnoli concorda com o recolhimento dos cães, mas de forma consciente. “Primeiro precisa de um veterinário no local. Como não tem, o canil está cheio e não há estrutura, sou contra o que estão fazendo. Recolheram cães que a população ajuda a cuidar, castrar, alimentar”, destaca.
Os representantes da prefeitura alegam que os animais foram recolhidos devido a denúncias de moradores que informaram agressividade por parte dos cães.
Fonte: NotiSul

Você viu?

Ir para o topo