EnglishEspañolPortuguês

Bichos da seda

28 de março de 2014
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fotosearch
Foto: Fotosearch

Seda é uma fibra brilhante feita pelo bicho da seda para formar seu casulo. É um tecido leve, macio e cintilante, utilizado para a confecção principalmente, de peças do vestuário feminino, camisas, gravatas, etc..

A produção da seda é uma cultura milenar denominada sericicultura, e começou na China há cerca de 5000 anos. Os 4 maiores produtores mundiais de seda são a China, o Japão, o Brasil e a Índia. A produção da seda compreende a cultura da amoreira, árvore de cujas folhas o bicho da seda se alimenta; embora também possa comer folhas de alface ou de laranjeira como alimento, a criação do bicho da seda e a produção dos fios de seda para a indústria têxtil, sendo considerada uma das atividades agroindustriais mais antigas praticadas pelo homem. As lagartas que ingerem as folhas de amoreiras são as que produzem a melhor seda. No total, a larva irá ingerir 50 000 vezes o seu peso.

Bicho da seda é a larva (ou lagarta) de uma espécie de mariposa, a “Bombyx mori” usada na produção de fios de seda. Este inseto é nativo do norte da China e, atualmente, há mais de 400 espécies. A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas, sendo uma das matérias primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina) – líquido e goma se solidificam imediatamente em contato com o ar. A seda é uma proteína natural contendo cerca de 75% de fibra e aproximadamente 35% de uma proteína gomosa que mantém os filamentos juntos. Estes filamentos de seda são bastante longos e finos, apresentando cerca de 300/900 metros de comprimento. A seda possui um brilho natural e uma cor entre o creme e branco, sendo uma das fibras mais fortes.

A“Bombyx mori”passa por 4 estágios distintos: ovo, lagarta, pupa e adulto, finalizando com a metamorfose. As lagartas passam por 5 estágios que são classificados em 1ª, 2 ª, 3ª,4ª e 5ª idade.

O bicho da seda se alimenta exclusivamente das folhas da amoreira na sua fase de larva ou lagarta. É nesta fase que começa a tecer seu casulo, feito com fios de muitos metros de comprimento, e é esse casulo que serve de fonte para a seda. O fio de seda é secretado por uma glândula, chamada de glândula sericígena, localizada na parte inferior da boca da lagarta. Cada casulo é formado por um único fio de seda.

Para produzir cerca de 1 kg de seda são necessários aproximadamente 6 mil casulos.

O que causa horror é que os bichos são fervidos e mortos em seus casulos para retirada da seda.

Esses insetos foram domesticados há cerca de 5000 anos, provavelmente na China e, por isso não conseguem mais sobreviver livres no seu habitat natural. Nesses séculos de domesticação, maus tratos e ganância do ser humano, suas asas se atrofiaram, e não conseguem mais voar, vivendo na total dependência de humanos para obterem sua alimentação. Desafortunadamente, transformaram-se em “insetos domésticos” condenados à morte.

Uma crisálida é o estágio de pupa dos insetos da ordem lepidopteras e, quando os casulos são completados, as crisálidas são sufocadas ou mortas. Como uma forma de escárnio, as crisálidas sufocadas ou mortas são utilizadas para adubar o solo onde existem as plantações de amoreiras.

Existem já várias alternativas à seda. Por exemplo, as fibras sintéticas como o polyester da essência do petróleo (Terylene, Dacron), nylon produzido de minerais, ou do acrílico de petróleo e carvão (Courtelle, Orlon; Dralon). Para os que adoram a seda, atualmente já existe uma alternativa: a “peace silk” ou “Ahimsa silk”, um tipo de seda que é tecida à mão na Índia, sem crueldade. Esta seda é colhida dos casulos da mariposa selvagem “Eri”, recolhidos a partir da floresta após a mariposa emergir e voar para longe, ou seja, sem que nenhum animal precise ser mantido em cativeiro ou fervido vivo.

Esta seda está se tornando a escolha de estilistas conscientes por todo o mundo, preocupados com a ética de seus materiais e trabalho e com a condição de morte dos bichos da seda. Além do que, há muitas outras alternativas em tecidos vegetais naturais ou sintéticos.

O BICHO DA SEDA E A LENDA CHINESA

borboleta

A lenda

 

lenda

Conta-se que uma jovem imperatriz chinesa ficou impressionada ao observar o casulo que um inseto tecera em volta de si, sobre uma amoreira. Colocou-o no chá que tomava, para amolece-lo, e o desenrolou, obtendo um fio muito bonito, leve e brilhante.
A imperatriz começou então a cultivar aquele inseto até obter fio suficiente para tecer uma roupa.

Texto por: http://www.borboleta.org/
http://www.borboleta.org/2011/03/o-bicho-da-seda-e-lenda-chinesa.html

Você viu?

Ir para o topo