Doe agora

Leiloeiro é acusado de tráfico de chifres de rinocerontes na Califórnia

28 de fevereiro de 2017
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Brian Kersey/UPI

Um leiloeiro da Califórnia (EUA) recebeu acusações federais, em Nova York, de conspiração por traficar chifres de rinoceronte ameaçados de extinção.

Jacob Chait, diretor de aquisições e leiloeiro de uma galeria e casa de leilões de Beverley Hills, e seus cúmplices supostamente compraram chifres de rinoceronte e montarias de taxidermia nos Estados Unidos e tentaram vendê-los a compradores estrangeiros, de acordo com ao Departamento de Justiça.

Oito acordos ou tentativas de negociação envolveram 15 chifres de rinoceronte que valiam cerca de US$ 2,4 milhões.

Em um dos incidentes, Chait, 34, contrabandeou dois chifres de rinocerontes negros ameaçados para a China em sua bagagem.
Um grande júri federal em Manhattan fez uma acusação de no dia 15 de fevereiro contra Chait.

“O tráfico como o supostamente conduzido por esses réus está alimentando a matança sem precedentes de rinocerontes selvagens”, diz Jim Kurth, diretor interino do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

“Na África, um rinoceronte é caçado a cada oito horas – uma taxa que ameaça extinguir o rinoceronte da natureza em menos de 15 anos. Nossos agentes especiais continuarão a trabalhar com o Departamento de Justiça para investigar agressivamente e garantir as acusações de indivíduos e organizações criminosas envolvidas no tráfico de chifres de rinoceronte para proteger populações selvagens desta espécie em perigo “, completa.

Os chifres dos animais valem mais por libra do que o ouro devido à escassez e à alta demanda na Ásia. As ações de Chait violam a Lei Lacey, uma lei norte-americana de 1900 que proíbe o tráfico de animais selvagens e estabelece uma pena máxima de cinco anos de prisão.

Este indiciamento foi o sexto caso ocorrido no Distrito Sul de Nova York como parte da Operação Crash, uma repressão nacional pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem do Departamento de Interior e pelo Departamento de Justiça contra o tráfico de chifres de rinoceronte e outros crimes contra a vida selvagem, segundo o portal UPI.

Você viu?

Ir para o topo