EnglishEspañolPortuguês

Washington está prestes a proibir cativeiro de cetáceos

28 de fevereiro de 2016
3 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Golfinho
Foto: Divulgação

Em uma boa notícia para as baleias e os golfinhos, o estado de Washington (EUA) está um passo mais perto da proibição de cativeiro, garantindo que baleias e golfinhos nunca mais serão explorados no Estado. No ano passado, os legisladores do Estado introduziram um projeto de lei que tornaria ilegal manter baleias, golfinhos e botos selvagens capturados e os criados em cativeiro para entretenimento humano.

Uma vez que o projeto não avançou, no final de janeiro o deputado Kevin Van De Wege abordou a questão e introduziu uma lei semelhante (HB 2888). Este projeto de lei vai proibir a manutenção de cetáceos selvagens capturados ou criados em cativeiro, bem como a captura, a importação e a criação, e vai fazer com que as violações sejam puníveis com multas e potencial tempo de prisão.

Há isenções para instalações que fazem reabilitação e pesquisa, mas o projeto de lei ainda exige que os animais sejam devolvidos à natureza, e que os animais que não puderem ser integrados de volta sejam mantidos em instalações aprovadas pelo Serviço Nacional de Pesca Marinha, acrescentando também que eles não poderão ser utilizados para performances ou entretenimento.

Apesar de não haver baleias ou golfinhos atualmente em cativeiro no estado, Washington tem uma longa e trágica história envolvendo capturas de orcas fora de sua costa há décadas atrás, o que se acredita ser o fator responsável por dizimar a amada população de orcas do sul.

Hoje, uma orca chamado Lolita é a única sobrevivente das capturas que tiveram lugar em Puget Sound. Ela está definhando no Miami Seaquarium há mais de quatro décadas. Seus defensores estão trabalhando para vê-la “se aposentar”, e os legisladores afirmam que não vão desistir de certificar que nenhum outro cetáceo irá sofrer da maneira que Lolita e outros de sua espécie têm sofrido.

Na semana passada, os defensores dos animais comemoraram quando a Câmara aprovou a última versão do projeto de lei por uma votação de 64-33. Agora ele se move a uma comissão do Senado, e apoiadores estão incitando as pessoas a falarem em nome dos cetáceos em cativeiro para garantir que ele passe.

Enquanto esforços para conseguir que esta legislação seja aprovada em Washington estão em curso, ainda há esforços para acabar com o cativeiro na América do Norte. Os projetos de lei The Orca Responsability and Care Advancement (ORCA) nos EUA e Ending Captivity of Whales and Dolphins no Canadá poderiam mudar o futuro para sempre para baleias e golfinhos. Se aprovadas, estas leis também vão enviar uma forte mensagem ao mundo de que o sofrimento dos animais altamente inteligentes, sociais e de longo alcance para a nossa diversão não é mais aceitável e não será apoiado.

*É permitida a reprodução total ou parcial desta matéria desde que citada a fonte ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais com o link. Assim você valoriza o trabalho da equipe ANDA formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas engajados na causa animal e contribui para um mundo melhor e mais justo.

Você viu?

Ir para o topo