ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Alerta

Os principais problemas nos olhos de cães e gatos

28 de fevereiro de 2013 às 9:40

Foto: Reprodução/Paraná Shop

Assim como nós, os animais também precisam fazer exames regulares de visão para que possíveis problemas sejam identificados. Os tutores também devem ficar atentos a alterações como secreções e intensas coceiras nos olhos. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhea Cassuli Lima dos Santos, quanto antes diagnosticada a doença, melhores as chances de o tratamento ter sucesso. “Em animais mais velhos, é importante fazer um check up frequente”, comenta.

Um dos principais problemas oftalmológicos em cães e gatos é a doença do olho seco, ou seja, problema na glândula lacrimal. “O animal vai começar a apresentar uma secreção, e isso pode ser um sinal de alerta para o tutor. E a doença do olho seco pode originar úlceras da córnea, principalmente aqueles que coçam demais o rosto e, sem querer, machucam a córnea”, explica a veterinária. Outra doença relativamente comum é o glaucoma, quando a pressão intraocular está alta. “Vale lembrar também da catarata desenvolvida em pacientes idosos ou problemas nos olhos decorretes do diabetes. Um dos sintomas são os olhos esbranquiçados”, acrescenta Rhea.

Se esses sintomas não forem suficientes, fique atento às mudanças repentinas do seu animal. A veterinária lembra que cães e gatos são extremamente adaptáveis ao ambiente. “Por mais que você mude de casa, o animal vai se acostumar ao ambiente. Mas caso ele comece a esbarrar demais em móveis, ou deixe de subir na cama como ele subia antes, por exemplo, pode ser que ele esteja com alguma dificuldade visual”, alerta.

Em casos de traumas, brigas ou até mesmo quedas, o globo ocular pode “pular” para fora, e o animal deve ser levado para o hospital imediatamente. “Esse caso é muito sério, e é tratado como uma emergência médica”, resume Rhea.

Fonte: Paraná Shop

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Janine Borba

Janine Borba

Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é, pois eu acho que quem não gosta de bichos bom sujeito não é! Eu que

Janine Borba
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Ana Rita Tavares

ana_150px
Conheço a ANDA há muitos anos. A contribuição que esse veículo de comunicação tem dado à causa animal no Brasil vem

Ana Rita Tavares
advogada e vereadora pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Salvador

advogada e vereadora pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Salvador

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: