EnglishEspañolPortuguês

PMU anuncia compra de 12 mil chips para animais domésticos

28 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Divulgação
Divulgação

Prefeitura dá pontapé em projeto para chipagem de cães e gatos em Uberaba. No total, 12 mil microchips serão adquiridos para implantação nos animais domésticos da cidade. A previsão é começar o serviço até o início de 2016.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, o registro dos animais deverá incentivar a guarda responsável e também evitar o aumento do número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade, já que esses animais são suscetíveis a doenças e oferecem risco à saúde pública. Ele explica que não haverá custos para a população e as despesas do projeto serão bancadas com recursos federais. O investimento será de R$160 mil.
Rannieri informa que a meta é atingir todos os bairros da cidade. No entanto, o trabalho começará pelos locais que apresentarem maior quantidade de animais abandonados. O levantamento será feito em parceria com as universidades para definir o cronograma. “Utilizamos critério para começar a prevenir [o crescimento da população animal em situação de rua], pois os cães e gatos registrados vão ter controle de natalidade e não vão poder ficar largados na rua”, destaca.
O diretor de Vigilância em Saúde afirma que, após o mapeamento, o Departamento de Zoonoses fará contato com as famílias que tiverem animais domésticos para realizar o cadastro e agendar a data para a implantação do microchip no cão ou no gato.
Para Rannieri, a população deverá ser receptiva ao projeto porque o chip permitirá o rastreio de animais perdidos. Segundo ele, até o momento, não foram estabelecidas penalidades para casos de abandono. A expectativa é finalizar o levantamento dos bairros e também a compra dos microchips ainda este ano para começar a implantação dos dispositivos até o início de 2016, conforme o diretor de Vigilância em Saúde.
O edital de licitação para a aquisição dos microchips já foi publicado e a concorrência seria aberta na semana passada, mas uma das empresas contestou o edital e o processo foi suspenso temporariamente. No entanto, a Secretaria de Saúde posicionou que as justificativas técnicas foram apresentadas esta semana ao departamento jurídico e a expectativa é retomar o certame em breve.
Fonte: Jornal da Manhã

Você viu?

Ir para o topo