EnglishEspañolPortuguês

Transportadora entre as maiores do mundo proíbe transporte de barbatanas de tubarão

27 de julho de 2016
1 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/WorldAnimalNews
Reprodução/WorldAnimalNews

A China COSCO Shipping Corporation, uma das maiores transportadoras de carga do mundo, anunciou que irá proibir o transporte de barbatanas de tubarão, juntando-se a um número crescente de empresas de transporte e logística que se unem contra um comércio brutal que mata milhões de tubarões por ano.

Em uma carta escrita em 21 de julho divulgado na última terça (26), o diretor e presidente da COSCO Wan Min declarou que sua empresa “irá certificar-se de que não há produtos relacionados com barbatanas de tubarão por meio de monitoramento e regulamentação mais rigorosos”, informa o World Animal News.

A empresa também se comprometeu a implementar políticas contra a prática, assim como outras linhas de contentores globais.

A decisão da transportadora ocorreu por pressão da WildAid e outros grupos de conservação da vida selvagem, que se posicionaram depois que autoridades aduaneiras de Hong Kong encontraram uma tonelada de barbatanas de tubarões-martelo em vias de extinção, dentro de um contêiner de transporte da COSCO no início deste mês.

“Ao agir de forma responsável, a COSCO Shipping se junta a todas as outras grandes linhas de transporte de contêineres globais, proibindo o transporte de barbatanas de tubarão em seus navios “, afirmou Alex Hofford, do WildAid de Hong Kong.

Todos os anos, barbatanas de até 73 milhões de tubarões são usadas para fazer sopa de barbatana, considerada um prato luxuoso e muito presente em cerimônias de casamento, o que ameaça a vida dos animais.

Depois de suas barbatanas serem arrancadas, os tubarões são frequentemente despejados de volta na água, onde muitas vezes afundam e sofrem sufocamento ou são vítimas de outros predadores.

Você viu?

Ir para o topo