EnglishEspañolPortuguês

Crise na Grécia gera aumento de abandono de animais

28 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A crise na Grécia não tem efeitos apenas para a população, mas o caos econômico do país começa a prejudicar também os animais. Muitas famílias, impossibilitadas de manter seus bichos de estimação, se veem obrigadas a abandoná-los. Nos zoológicos, o problema é a falta de alimentos, importados de outros países, e cuja compra não pode ser mais feita. Desde o dia 29 de junho, o país adotou medidas para evitar a falta de liquidez nos bancos gregos.
As associações gregas de proteção aos animais não têm dado conta de recolher gatos e cachorros das ruas. “Veterinário, tosa e banho, enfim, os cuidados em geral de animais domésticos custam caro”, diz a presidente da ONG Nove Vidas na Grécia, Cordelia Madden-Kanellopoulou, que cuida de 450 gatos abandonados.
Ela conta que, nos últimos seis meses, o número de animais abandonados aumentou e a quantidade de gregos que os adotava diminuiu. “Um gato que cresceu em um apartamento não sobrevive mais que dois dias nas ruas”, lamenta.
A porta-voz da Ong Ação Animal, Evgenia Mataragka, indica que a situação dos bichos abandonados nas ilhas é problemática. “As gatas dão cria diversas vezes, há doenças genéticas. Muitos morrem de fome ou envenenados”, denuncia.
Sem alternativa, as associações procuram candidatos para adotar os animais abandonados e doações em outros países europeus. A Nove Vidas enviou uma de suas gatas à Alemanha. “Na Grécia, todos passam por problemas. Ninguém pode ajudá-los”, desabafa Mataragka.
Fonte: O Potiguar

Você viu?

Ir para o topo