ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Direitos dos Grandes Primatas - Pedro A. Ynterian

Cecília já nasceu tia

27 de junho de 2012 às 16:00

Bebê Cecília em momento de aconchego (Foto: GAP)

Sábado, dia 16 de junho, foi um dia amargo no Santuário, por conta da morte repentina do chimpanzé Junior, e a solidão em que ficou o seu amigo do peito, Jango, que até hoje não consegue adaptar-se ao desaparecimento inesperado do seu companheiro de recinto. No sábado passado, dia 23, uma semana depois, o dia foi iluminado pela chegada de Cecília, uma bebê chimpanzé. Sua mãe Ditty, rodeada pelo seu grupo, deu a luz à Cecília na madrugada desse sábado distinto.

Ditty é uma chimpanzé muito prolífera e já é avó de três bebês: Sofia, Sara e Suzi – e mãe de quatro: Dolores, Samantha, Luiza e Pedrinho. E agora nos surpreendeu prematuramente com esse bebê, que já dorme e se alimenta placidamente em seu peito. Ditty está rodeada por seus filhos, seu companheiro, Gilberto, e sua colega, Margareth, que a acompanha há mais de 10 anos, com uma sólida amizade e que a ajuda no cuidado dessa grande família.

O interessante de Cecília é que já nasceu tia, sendo a menor em idade e em tamanho, comparado com suas sobrinhas. Isto acontece com freqüência no mundo chimpanzé, já que as fêmeas começam a procriar com pouco mais de 10 anos de idade, como foi o caso de Samantha, que tem 13 anos e já tem três filhas. Samantha possivelmente será avó daqui a 8-10 anos, quando Sofia tiver seu primeiro bebê; e Ditty será bisavó.

A chegada de um bebê na família chimpanzé é algo extraordinário, que muda o astral e as perspectivas de futuro de todos os componentes do grupo. Foi emocionante ver a mãe com o bebê no peito. Ela exausta pelo trabalho do parto, dormindo, rodeada pela filha maior, Luiza, do companheiro Gilberto, e o caçula Pedrinho. Luiza pega o bebê com grande delicadeza, enquanto Pedrinho, com ciúme de dividir a atenção da mãe, provoca Cecília e leva uma “dura” da mãe e do pai, saindo chorando e refugiando-se nos braços da tia Margareth, que acompanha de perto cada minuto dos acontecimentos.

Ditty é uma mãe esperta e dedicada. Ela não pôde curtir suas primeiras filhas – Dolores e Samantha – visto que foram retiradas após o nascimento no criadouro comercial onde viviam. Porém, no Santuário já conseguiu experimentar a maternidade por três vezes em sua plenitude.

Temos a certeza de que Cecília, assim como suas sobrinhas, poderá acompanhar, já bem velhinha, o nascimento do próximo século e lembrar à Humanidade que seus irmãos chimpanzés ainda existem!

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Ana Rita Tavares

ana_150px
Conheço a ANDA há muitos anos. A contribuição que esse veículo de comunicação tem dado à causa animal no Brasil vem

Ana Rita Tavares
advogada e vereadora pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Salvador

advogada e vereadora pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Salvador

Mara Gabrilli

mara

Muito antes de me tornar gestora pública, quando ainda era presidente de uma ONG, meu trabalho já era pautado na cidadan

Mara Gabrilli
Deputada federal (PSDB/SP)

Deputada federal (PSDB/SP)

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: