EnglishEspañolPortuguês

Setor de Defesa dos Direitos dos Animais possibilita castração de cães

27 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Atualmente, existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães, em União da Vitória e, a castração é considerada a única forma realmente eficaz e, ao mesmo tempo humanitária de controle populacional desses animais. Por isso, entre os programas desenvolvidos pelo Setor de Defesa dos Direitos dos Animais, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), está a castração.
De acordo com a coordenadora do departamento, Marlene Goulart, desde o início do programa (em 2013) até abril deste ano, já foram castrados quase 600 animais. “No primeiro ano, de agosto a dezembro, houve 200 castrações. Em 2014, também de agosto a dezembro, 250, inclusive todos os animais que estavam abrigados na ONG Koala (interditada). Neste ano, foram castrados 130, sendo 70 dos Conjuntos Habitacionais Horst Waldraff I e II”, detalha.
A meta para este ano é castrar no mínimo mais 500 cães e, até o fim de 2016, devem ser realizadas duas mil castrações. “Após a conclusão do trabalho no Horst I e II, vamos iniciar a ação no Guerino Massignan”, antecipa a coordenadora.
Marlene lembra que o Setor foi criado pela atual gestão e, que essa política, em defesa e proteção animal, é cobrada pelo prefeito, Pedro Ivo Ilkiv. “A intenção é diminuir o número de animais abandonados, diariamente, nas ruas, portas de clínicas veterinárias, pet shops e ONGs de proteção animal”, explica.
Cirurgia
A castração é o nome popular da cirurgia realizada em animais (machos e fêmeas), com o intuito de impedir que se reproduzam sem controle. A cirurgia consiste na retirada do útero e ovários nas fêmeas, e dos testículos nos machos. É uma cirurgia simples, realizada sob anestesia geral. Geralmente, no mesmo dia o animal volta para casa, e, de sete a dez dias é feita a retirada dos pontos.
Fonte: Vvale

Você viu?

Ir para o topo