EnglishEspañolPortuguês

Peixe fica ao lado de amigo preso em rede até ele ser resgatado‏

27 de março de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: YouTube/CoreSea
Foto: YouTube/CoreSea

Peixes não só têm sentimentos como também podem ser muito fiéis.

Enquanto explorava as águas da baía de Chalokum, na Tailândia, um mergulhador presenciou uma cena comovente que mostrava a amizade entre dois pequenos peixes.

Um dos animais havia ficado preso em uma rede de pesca no fundo do mar. O outro, ao invés de ir embora e deixar o seu companheiro para trás, ficou ao seu lado o tempo todo.

Foto: YouTube/CoreSea
Foto: YouTube/CoreSea

Segundo a reportagem do The Dodo, não se sabe por quanto tempo o outro permaneceu lá em vigília, embora o seu amigo tivesse poucas chances de sobreviver por muitas horas naquela rede. Felizmente o mergulhador, que é voluntário do grupo de preservação marinha Core Sea, o encontrou a tempo.

Sem nenhuma outra ferramenta acessível, o homem usou um pedaço de vidro quebrado para cortar com cuidado os fios que envolviam todo o corpo do animal. Durante todo o tempo, mesmo sob a potencial ameaça representada pelo mergulhador, o companheiro fiel ficou ao lado do peixe em apuros.

Foto: YouTube/CoreSea
Foto: YouTube/CoreSea

Não demorou muito para que a situação, que antes deve ter sido sentida como fatal pelos animais, tivesse um desfecho feliz para o peixe que ficou preso e seu amigo.

Após o último fio de rede ter sido removido do corpo espinhoso, o par foi embora nadando para a vastidão do oceano, sempre juntos.

Foto: YouTube/CoreSea
Foto: YouTube/CoreSea

Foi uma demonstração de solidariedade tocante, porém está longe de ser incomum. Apesar da antiga crença de que os peixes são desprovidos de sentimentos e inteligência, um estudo recente revelou que esses animais são de fato mais inteligentes e sociais que as pessoas pensam. E, por isso, está na hora do ser humano reconsiderar a maneira como se relaciona com eles.

Veja o notável resgate na íntegra a seguir:

Nota da Redação: Os peixes são seres sencientes e inteligentes e que também formam laços entre si. Neste domingo em que se comemora a Páscoa é um bom momento para nos lembrarmos disso, visto que há o incentivo ao consumo de peixes na Semana Santa e na Páscoa por uma tradição que categoriza esses animais como “permitidos” no feriado religioso – talvez por considerá-los, por algum motivo, menos merecedores de serem poupados (só nesse dia…) que os outros animais.

Você viu?

Ir para o topo