EnglishEspañolPortuguês

Ursos polares são forçados a "cantar e dançar" amordaçados em circo

27 de fevereiro de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Urso-polar-danca
Foto: The Dodo

Quando pensamos em ursos polares, imagens do grande Círculo Ártico provavelmente vêm à mente – grandes comprimentos de neve, gelo, geleiras, e belos trechos de terra intocada. No entanto, um circo itinerante russo decidiu que uma vida com mordaças e microfones é mais adequada para estas criaturas magníficas … ou pelo menos mais rentável. No circo Ivanovo na Rússia, os ursos polares são forçados a “cantar e dançar” para um público, enquanto suas bocas estão amarradas. As informações são do site One Green Planet.

Durante o show, os ursos polares executam truques e acrobacias para multidões, incluindo rugir em um microfone e dançar sobre as patas traseiras – algo que eles nunca fariam na natureza. E como se ter suas bocas amordaçadas não fosse ruim o suficiente, filhotes de urso polar são espancados pelos treinadores para que eles sejam submissos quando crescerem.

Foto: Daily Mail/Tass-Barcroft Media
Foto: Daily Mail/Tass-Barcroft Media

Após fotos do ato terem vindo à tona, organizações de direitos animais condenaram o circo e pediram o fim de seu ato cruel. “A maioria das pessoas concorda que a redução de predadores tão inteligentes para nada mais do que bonecos atormentados está errado e estes animais não têm lugar em um circo”, disse Jan Creamer, presidente da Animal Defenders International (ADI). “A ADI insta a Rússia a juntar-se aos 31 países que já implementaram restrições sobre circos com animais selvagens.”

Urso-polar-circo
Foto: The Dodo

Os ursos polares já tem problemas suficientes, eles certamente não deveriam ter que ser submetidos à vida em um espetáculo de circo. Infelizmente, a Rússia não é o único lugar onde estes seres magníficos são mantidos confinados para o entretenimento. Zoológicos e circos nos EUA também mantêm ursos polares em ambientes que são completamente artificiais em comparação à seu habitat natural. Todos nós podemos fazer a diferença para os ursos polares e outros animais boicotando empresas que os exploram em cativeiro.

Foto: Daily Mail/Tass-Barcroft Media
Foto: Daily Mail/Tass-Barcroft Media

*É permitida a reprodução total ou parcial desta matéria desde que citada a fonte ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais com o link. Assim você valoriza o trabalho da equipe ANDA formada por jornalistas e profissionais de diversas áreas engajados na causa animal e contribui para um mundo melhor e mais justo.

Você viu?

Ir para o topo