EnglishEspañolPortuguês

A incrível história de um cão sobrevivente das enchentes

27 de janeiro de 2011
4 min. de leitura
A-
A+

Marli Delucca
[email protected]

A história deste cãozinho é de arrepiar.

O bombeiro Pablo e o guarda florestal Evandro, ambos na foto com o sobrevivente, tem ajudado muito no resgate de animais em  São José do Vale do Rio Preto (RJ). Eles receberam a informação de que havia um cão que estava ilhado desde o dia da enchente. Detalhe: a enchente devastou nossa cidade no dia 12 de janeiro e eles receberam a informação no dia 22 de janeiro. Foram até o local conferir.

Ao chegarem, verificaram que o cão havia sido arrastado rio abaixo boiando em um sofá e havia parado em uma ilhota, perto de uma localidade chamada Sertão, no bairro de Morelli. Moradores disseram que viram ele passar boiando no sofá no dia da enchente.

Os dois, Pablo e Evandro, não pensaram duas vezes. Atiraram-se na água e resgataram nosso amigo. Os dois o trouxeram para o abrigo, onde chegou tão fraquinho que não conseguia nem comer nem beber água.

Imagine ficar 10 dias sem comer. 10 dias bebendo apenas a água suja, barrenta e contaminada do rio.

Recebeu os primeiros cuidados, foi colocado no soro e em seguida começou a se alimentar, recebendo alimento pastoso de alta qualidade, que recebemos das boas almas que tem nos doado rações secas e pastosas da melhor qualidade!

Em seguida, também bebeu bastante água mineral. Tomou duas vasilhas cheias e se deixássemos teria bebido mais, mas como seu estômago estava “desacostumado”, achamos melhor restringir um pouco, pois haveria o risco de refluxo ou vômito.

Este sobrevivente é um macho, de 2 anos e encontra-se para adoção.

Já está bem mais animado, demonstrando ótima recuperação, se alimentando bem e até rosnando se algum outro cãozinho se aproxima da sua comida.

Ajuda aos sobreviventes/deficientes de São José

São José do Vale do Rio Preto, tornou-se mundialmente conhecida após o resgate comovente de uma senhora que ficou isolada em sua casa com seus cães durante a enchente. As imagens do resgate correram pela imprensa de todo o mundo, que se compadeceu com a situação de tragédia no estado do Rio de Janeiro. O que poucas pessoas viram, foi que um dos cães de D.Ilair se salvou.

Após o término da enxurrada, duas veterinárias da cidade, Dra. Renata e Dra. Giselle, saíram em meio aos escombros que a cidade se transformou, para resgatar o máximo de animais que pudessem salvar.

A Dra. Giselle criou um blog http://sosanimaisdesaojose.blogspot.com, onde posta fotos e informações dos animais recolhidos, na esperança de encontrar seus tutores ou futuros adotantes.

E foi através de apelos postados no blog, pedindo por voluntários que pudessem auxiliar no manejo e limpeza dos animais que ela conseguiu reunir algumas pessoas e algumas doações de ração, coleiras e caminhas para amenizar o sofrimento dos peludinhos.

Com o passar dos dias, vizinhos e voluntários passaram a auxiliá-las, e enquanto elas ficavam na clínica tratando e operando, os outros saíam as ruas em busca de outros animais sobreviventes.

Foram tantos animais resgatados que a clínica ficou pequena para socorrer tantos animais, até que o Ginásio do Valverdão foi cedido pelo Sr. Luiz, Presidente do Esporte Clube Rio Preto.

Graças a ajuda dos voluntários e das doações, agora também o ginásio está servindo de lar temporário para os animais cujos tutores perderam suas casas na enchente, e que não pensam em se separar de seus peludos, mas que por não terem onde morar estão vivendo no abrigo da prefeitura.

Dra. Giselle comenta que “ muitos dos nossos resgatados tem tutor, porém eles perderam suas casas com todos os seus pertences dentro e estão no momento desabrigados ou morando na casa de amigos/parentes, sem terem condições de cuidar de seus amigos de 4 patas. Mas sem querer abrir mão deles. Estamos trazendo para o abrigo muitos casos assim. diz”.

Nestes casos, estes animais não estão para adoção. Estamos prestando a eles os cuidados veterinários necessários, além de muito amor e carinho, até que seus tutores possam reavê-los e os levarem para suas novas casas.”

Quem puder ajudar com doações em dinheiro,pode depositar na conta da Dra. Renata de Carvalho da Silva:

Banco Itaú
Ag: 6116
CC: 00152-7
CPF: 096.961.367-90

Os animais estão sendo resgatados e levados para o Ginásio que fica no Campo do Valverde, onde estão pousando os helicópteros da Defesa Civil e do Exército.

Caso tenha perdido seu animal  durante a enchente, verifique se está no blog que estará sendo atualizado diariamente, com fotos e informações sobre os animais resgatados. Se o seu animal ainda não não foi encontrado, passe informações de onde ele se perdeu para que possamos tentar encontrá-lo. Se avistar algum animal perdido ou ferido, também nos avise para que possamos recolhê-lo e ajudá-lo.

Agradecemos a todos que puderem colaborar. Assim como pessoas estão sofrendo, os animais também sofrem,  muitos também perderam tudo, alguns estão feridos, doentes e precisamos ajudá-los!

Fonte e Fotos: SOS Animais de São José

Você viu?

Ir para o topo