ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Guerra no Congo

Missão para encontrar gorilas é abortada

26 de julho de 2012 às 11:50

Por Fatima Chuecco (Redação)

Foto: ONG GorillaCd

A guerra na República Democrática do Congo, entre exército congolês e rebeldes, acaba de chegar aos portões do Parque Nacional de Virunga onde fica a sede da ONG Gorilla CD. Os dias são dominados por sons de explosões de morteiros pesados e fogo de metralhadoras. Uma escola foi atingida e os moradores locais foram buscar ajuda na sede do parque dos gorilas.

Foto: ONG GorillaCd

Entre os feridos uma menina pequena com vários ferimentos causados por estilhaços, um idoso com um pé gravemente ferido, um homem em coma com bala alojada no crânio e um professor da escola com tiro na perna e fratura exposta. A pequena clínica do parque não está equipada para esses atendimentos emergenciais, mas o avião a serviço dos funcionários da ONG foi usado para transportar os feridos até Goma. Todas as entradas para o parque estão tomadas pela guerra. A equipe está isolada. O pequeno avião é a única forma de locomoção, mas também corre risco de ser derrubado.

No início da semana, o diretor do parque soltou uma nota à imprensa dizendo-se otimista com o acordo conseguido junto às forças do governo e rebeldes. Os dois lados da guerra aceitaram proteger os gorilas e deixar a equipe do parque procurar por eles. Mas com a intensificação dos ataques foi necessário abortar a missão dos guardas florestais para encontrar e prestar auxílio as seis famílias de gorilas do parque. Todos os funcionários estão envolvidos com o socorro dos feridos e está impossível deixar a sede do parque e adentrar na floresta. Há fogo cruzado por toda a parte.

Foto: ONG GorillaCd

Calcula-se que os gorilas podem ter se afugentado no alto das montanhas de Virunga, mas não podem ficar lá por muito tempo devido as altas temperaturas. Especialmente para os bebês é bastante perigoso o ar gelado da montanha. As famílias precisam descer , se aquecer e colher alimentos nas partes mais baixas onde o caos se instalou por completo. Toda a dimensão do quadro está sendo contada diariamente no blog da ONG pelos próprios guardas florestais e pelo diretor do parque. Acompanhem em www.gorillacd.org .

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Karina Howlett

karina

Os animais são seres completamente indefesos e a única voz que eles têm é a nossa. A ajuda de cada um de nós, por menor

Karina Howlett
Jornalista

Jornalista

Alexandre Pimentel

alex

A ANDA é uma das melhores iniciativas do século XXI! É forte ferramenta contra a coisificação dos animais e a formação d

Alexandre Pimentel
Escritor, terapeuta e palestrante

Escritor, terapeuta e palestrante

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: