ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Guerra no Congo

Missão para encontrar gorilas é abortada

26 de julho de 2012 às 11:50

Por Fatima Chuecco (Redação)

Foto: ONG GorillaCd

A guerra na República Democrática do Congo, entre exército congolês e rebeldes, acaba de chegar aos portões do Parque Nacional de Virunga onde fica a sede da ONG Gorilla CD. Os dias são dominados por sons de explosões de morteiros pesados e fogo de metralhadoras. Uma escola foi atingida e os moradores locais foram buscar ajuda na sede do parque dos gorilas.

Foto: ONG GorillaCd

Entre os feridos uma menina pequena com vários ferimentos causados por estilhaços, um idoso com um pé gravemente ferido, um homem em coma com bala alojada no crânio e um professor da escola com tiro na perna e fratura exposta. A pequena clínica do parque não está equipada para esses atendimentos emergenciais, mas o avião a serviço dos funcionários da ONG foi usado para transportar os feridos até Goma. Todas as entradas para o parque estão tomadas pela guerra. A equipe está isolada. O pequeno avião é a única forma de locomoção, mas também corre risco de ser derrubado.

No início da semana, o diretor do parque soltou uma nota à imprensa dizendo-se otimista com o acordo conseguido junto às forças do governo e rebeldes. Os dois lados da guerra aceitaram proteger os gorilas e deixar a equipe do parque procurar por eles. Mas com a intensificação dos ataques foi necessário abortar a missão dos guardas florestais para encontrar e prestar auxílio as seis famílias de gorilas do parque. Todos os funcionários estão envolvidos com o socorro dos feridos e está impossível deixar a sede do parque e adentrar na floresta. Há fogo cruzado por toda a parte.

Foto: ONG GorillaCd

Calcula-se que os gorilas podem ter se afugentado no alto das montanhas de Virunga, mas não podem ficar lá por muito tempo devido as altas temperaturas. Especialmente para os bebês é bastante perigoso o ar gelado da montanha. As famílias precisam descer , se aquecer e colher alimentos nas partes mais baixas onde o caos se instalou por completo. Toda a dimensão do quadro está sendo contada diariamente no blog da ONG pelos próprios guardas florestais e pelo diretor do parque. Acompanhem em www.gorillacd.org .

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Janine Borba

Janine Borba

Dizem que quem não gosta de samba bom sujeito não é, pois eu acho que quem não gosta de bichos bom sujeito não é! Eu que

Janine Borba
Jornalista e apresentadora

Jornalista e apresentadora

Luisa Mell

luisa mell

A ANDA é o único veículo de comunicação brasileiro totalmente voltado à divulgação e concientização sobre a realidade e

Luisa Mell
Apresentadora e atriz

Apresentadora e atriz

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: