EnglishEspañolPortuguês

'Santuário do gato' recebe projeto de melhorias em Araraquara (SP)

26 de maio de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Abrigos não conseguem recolher novos animais (Divulgação)
Abrigos não conseguem recolher novos animais (Divulgação)

Não são somente os cães que são os melhores amigos do homem. Os gatos têm conquistado cada vez mais o coração das pessoas, mostrando que também são animais amorosos e que, acima de tudo, também precisam de amor. O Grupo Independente de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente de Araraquara (Gipama), que trabalha na orientação e conscientização das pessoas para a importância dos direitos animais, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e a Secretaria do Meio Ambiente, estão desenvolvendo o projeto de reforma e melhorias para o ‘Santuário do Gato’.

Criado há dois anos, o ‘Santuário do Gato’ abriga os felinos do município que são abandonados ou recolhidos por maus-tratos. O grupo Gipama realiza a castração e o tratamento desses animais, que depois são colocados para adoção.

Para o projeto de melhorias, a protetora animal Ligia Iost comenta que foi feito um esboço de um novo espaço para melhor atender a demanda de animais abandonados. A proposta é que seja criado um espaço para que os gatos sejam colocados separadamente, de acordo com problemas de saúde e cuidados diferenciados. O Secretário do Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge, diz que o foco das melhorias é o bem estar desses animais e que quanto mais pessoas interessadas no projeto, melhor será para a causa. Toda ajuda é bem vinda.

Os animais, depois de receber os devidos cuidados, são encaminhados para feiras de adoção, quando o Gipama promove a adoção consciente, verificando se a pessoa que está adotando tem condições financeiras e emocionais para cuidar de uma vida. “Fazemos questão de enfatizar que animais não são objetos e muito menos descartáveis. Uma vez adotado, o novo dono tem a obrigação de cuidar e zelar do animal por toda sua vida”, comenta a protetora animal.

Animais sofrem com superlotação de abrigos

A grande procura de animais que ainda sejam filhotes faz com que a adoção de gatos adultos seja menor, o que causa a superlotação dos abrigos. Lígia comenta que existem vantagens em adotar um animal adulto, já que ele já tem sua personalidade definida, enquanto um filhote pode mudar de postura após a adoção. Para quem ainda prefere os cães, a protetora animal diz que os gatos são animais amáveis, apegados ao tutor, mas que tem uma personalidade diferente dos cães. “Costumamos dizer que existem dois tipos de pessoas: as que amam os gatos e as que nunca tiveram um”, finaliza. (colaborou Nathália Fontes)

Fonte: Tribuna/Araraquara

Você viu?

Ir para o topo