EnglishEspañolPortuguês

Nova lei americana salvará milhões de animais de testes cruéis com produtos químicos

26 de maio de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Reprodução/iStock
Reprodução/iStock

Milhares de animais serão salvos com a aprovação da Lei de Segurança Química Frank R. Lautenberg para o século 21 pelo governo dos Estados Unidos.

A lei atualiza os requisitos para testes de toxicidade química e reforma um sistema totalmente falido que se baseava, em grande parte, em testes ineficazes e cruéis em animais, informa a PETA.

Uma conquista acaba de ser alcançada, com o fechamento de um dos maiores laboratórios do país por conta da vivisecção, e agora mais um grande passo será dado contra a crueldade. Mais de 80.000 produtos químicos deixarão de ser testados em animais.

A Câmara acaba de aprovar a nova lei por 403 votos a 12, agora o projeto irá para votação no Senado. O presidente Obama, última instância na aprovação, já anunciou pessoalmente seu apoio. Segundo a PETA, a lei irá proteger animais e seres humanos.

Milhões de ratos, camundongos, coelhos, porquinhos da índia e outros animais são envenenados e mortos a cada ano em testes que tentam medir os perigos dos produtos químicos industriais.

Os animais são forçados a engolir ou inalar uma determina substância e também recebem a aplicação de produtos químicos em seus olhos e em suas peles Alguns destes testes remontam à década de 1920.

Mesmo que uma substância prejudique os animais, ela ainda pode ser comercializada. Porém, se o contrário ocorrer e os testes mostrarem que o uso da substância é seguro em animais, não há garantia que também será seguro em humanos.

Há 40 anos, foi decretada a Lei para o Controle de Substâncias Tóxicas para regular os químicos que são utilizados em produtos de uso diário, mas, desde então, apenas algumas substâncias perigosas foram proibidas.

A nova lei exige que sejam desenvolvidos e priorizados testes que não envolvam animais, trazendo benefícios para todas as espécies.

Você viu?

Ir para o topo