EnglishEspañolPortuguês

Saiba quais cuidados tomar com os felinos no verão

26 de fevereiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Thinkstock

O gato tem uma temperatura corporal mais alta que a do humano, pois normalmente pode chegar a 39,2. Mesmo assim, os bichanos também sentem calor, e quando o dia está quente demais para eles, os bichos ficam menos ativos e podem até parar de comer. Por isso, alguns cuidados são necessários com os gatos na estação mais quente.

Gatos de pelos longos podem ser tosados para aliviar o calor. É possível fazer somente a tosa no ventre e higiênica, o que já ajuda, ou tosar por igual. Quando o pelo é tosado por igual, em em dois ou três meses o pelo volta a ficar longo, de acordo com a veterinária Luciana Deschamps, especialista em felinos.

Foto: Thinkstock

Esses animais devem ser incentivados a beber água, principalmente com o calor, pois os gatos têm uma tendência a ter problemas renais. A veterinária Luciana conta que 40% dos felinos morrem por insuficiência renal.

Para incentivá-los a beber água, mantenha o pote sempre fresco, prefira potes de barro, e também coloque alguma fonte pela casa, pois há gatos que gostam de beber água em movimento, como em torneiras.

O veterinário da USP Archivaldo Reche Júnior acrescenta também que bichanos preferem beber água em recipientes maiores. “Ofereça em vasilhas com mais de 40 cm de diâmetro”, ensina.

Foto: Thinkstock

Só gato de pelos muito longos, e cuja pelagem faz nó, pode tomar banho. Os de pelo longo que se deixam ser escovados não precisam, e a limpeza com língua que eles mesmos fazem já basta, como explica a especialista. “Eles têm enzimas na língua que fazem remoção de pó de bactérias”. Ela adverte porém, que eles devem ser escovados uma vez ao dia para remover os pelos que caem.

O professor da USP lembra o quão traumático pode ser um banho a um gato. “Estressa os bichos. Com o banho, o gato perde o cheiro que é sua identidade. Por isso, ele tende a se lamber compulsivamente, para voltar a ter o cheiro de antes. Recomendamos apenas os banhos terapêuticos, com sabonetes ou xampus medicinais, quando o gato tem alguma doença dermatológica”, completa.

Foto: Thinkstock

No calor, assim como os humanos, gatos também podem comer menos. Para incentivá-lo, mantenha a ração fresca e crocante. E para ajudar a evitar problemas renais, respeite as indicações das rações para felinos, de acordo com a idade do bicho.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo